Logo O POVO+
Praia de Iracema terá ações de requalificação em 2018
Cotidiano

Praia de Iracema terá ações de requalificação em 2018

Rua dos Tabajaras fechada para carros no fim de semana e pagamento de taxa a fundo gestor como contrapartida a moradores para realização de eventos privados no bairro estão entre as medidas previstas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

A promessa é a de que 2018 será um ano de remodelação da Praia de Iracema. As ações do Planejamento Estratégico do bairro, assim como o cronograma de execução das intervenções, foram anunciados ontem pela Prefeitura de Fortaleza, no Estoril. Oriundas de três meses de discussões do Conselho Gestor da Praia de Iracema (formado por secretarias municipais, estaduais, além de moradores, comerciantes, empresários, igreja e líderes da comunidade), as ações formam o projeto de requalificação do bairro.

[SAIBAMAIS]

As propostas estão divididas em oito áreas: comércio; cultura e eventos; meio ambiente; mobilidade urbana; moradores; ordenamento urbano; segurança; turismo. Entre as medidas, duas se destacam. A primeira é a implantação de um modelo de tráfego lento com fechamento de ruas para carros nos fins de semana na rua dos Tabajaras (previsto para ser executado até março).


O segundo é a cobrança de contrapartida para realização de eventos privados no bairro. Essa taxa será direcionada a um fundo. A administração desse montante ficará a cargo do Instituto Iracema, entidade que funcionará como organização social que ficará responsável pela gestão e governança dos equipamentos culturais do bairro.


“Essa taxa será revertida em recursos integralmente para serem gastos aqui na Praia de Iracema, produzindo riqueza que vai ficar aqui”, afirmou o prefeito Roberto Cláudio (PDT), complementando, sem citar valores, que os recursos para execução do Planejamento serão dos tesouros municipal e estadual, além da iniciativa privada.


Em relação a ordenamento urbano, estão entre as propostas a criação de uma estação de apoio ao banhista na praia e de um posto salva-vidas no Aterrinho. Para o turismo, haverá reforma na Ponte dos Ingleses e o chamado “uso criativo dos espigões”.


Para as áreas de mobilidade urbana e moradores, destacam-se a implantação de um sistema gratuito de locação de bicicletas próprio do bairro e o ‘Passaporte Iracema’, um programa de benefícios sociais aos que residem no local.


Resíduos sólidos


Outras ações como reciclagem de 100% do lixo do bairro, realização de feiras de negócios locais, incentivo ao comércio e instalação de câmeras de seguranças também estão previstas. Segundo o prefeito Roberto Cláudio, a primeira ação será um mutirão de limpeza do bairro, a ser realizado no primeiro fim de semana de janeiro. “A Praia de Iracema tem uma história muito afetiva. São maravilhosas memórias nesse pedaço da Cidade. Há um potencial enorme inexplorado. Por muito tempo achei que as obras poderiam resolver a questão. Com o tempo, fui vendo que a questão aqui não era de obra. E sim, de estimular uma nova ocupação da Praia de Iracema”, finalizou o prefeito.

 

As ações

Algumas das ações propostas no Planejamento Estratégico da Praia de Iracema


Ordenamento Urbano

Estação de apoio ao banhista (julho); Posto Salva-Vidas no Aterrinho (junho); Criação de Parque Esportivo (março)

 

Turismo

Zona Wifi 100% livre (maio); Reforma da Ponte dos Ingleses (novembro);
pintura e iluminação de fachadas (maio)

 

Mobilidade Urbana

Sistema gratuito de locação de bicicletas (agosto); Modelo de tráfego lento %2b fechamento da rua dos Tabajaras (março)

 

Cultura e Eventos

Agenda de eventos com notificações online para moradores (março)

 

Comércio

Incentivos fiscais para novos negócios (fevereiro)

 

Meio Ambiente

Bairro com lixo 100% reciclável (dezembro); projeto paisagístico ‘Vamos pela Sombra” (novembro)

 

Segurança

Instalação de câmeras de monitoramento (julho); Treinamento especial de policiais (abril)
O que você achou desse conteúdo?