Logo O POVO+
Postos terão centros especializados para diabéticos e hipertensos
Cotidiano

Postos terão centros especializados para diabéticos e hipertensos

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

 


Pessoas com diabetes e hipertensão passam a ter acesso a atendimento especializado nos postos de saúde em Fortaleza. Ontem, o primeiro Centro Especializado de Atenção ao Diabético e Hipertenso (Ceadh) foi inaugurado, no posto Matos Dourado, no Edson Queiroz. Em Fortaleza, 99.788 pessoas têm o diagnóstico de diabetes e 268.940 de hipertensão, segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).


O serviço na unidade será direcionado para os usuários que tenham passado pelo atendimento primário e, devido ao avanço da doença, precisam de um atendimento especializado. O objetivo é atender aos usuários diabéticos de alto risco cardiovascular. “Depois de recuperado, ele volta para o acompanhamento no posto de saúde”, elucida Ana Lúcia Leitão, coordenadora do Célula de Atenção Especializada (Ceaes).


Além dos profissionais da atenção primária, uma equipe multidisciplinar será destinada ao posto de saúde para atendimento dos diabéticos e hipertensos.


No total, está prevista a inauguração de 13 centros especializados. A iniciativa prevê que cada um desses locais seja responsável pelo o atendimento de pacientes vindos de oito postos diferentes. Segundo o prefeito Roberto Cláudio (PDT), o projeto deve ser concluído até o fim de 2019. “Não haverá um centro especializado em todos os postos, eles serão em postos de saúde referência”, esclarece.

O que você achou desse conteúdo?