Logo O POVO+
Novos soldados reforçarão a segurança no Réveillon de Fortaleza
Cotidiano

Novos soldados reforçarão a segurança no Réveillon de Fortaleza

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

 


Mil trezentos e cinco novos policiais militares foram empossados em solenidade ontem no Centro de Eventos. Os 1.238 homens e as 67 mulheres serão imediatamente incorporados à tropa. O grupo integra a segunda turma formada neste ano pela Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) entre aprovados em concurso de 2016.


De acordo com André Costa, titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), eles passarão por período de estágio, substituindo os PMs da primeira turma, a fim de reforçar o efetivo que trabalhará no Réveillon e ampliar o policiamento nos principais corredores comerciais de Fortaleza.


Eles se somarão à primeira turma, já nomeada com 1.350 soldados. No fim de novembro, a terceira turma, com mais 1.372 aprovados, começou o curso de formação, com previsão de término no primeiro semestre de 2018. O total das três turmas representa aumento de 25,7% no efetivo de PMs, conforme o Governo do Estado.


“Os policiais da primeira turma estão sendo agora classificados, reforçando o Batalhão de Turismo e o Batalhão Ambiental, que nós vamos praticamente dobrar. E temos a reposição daqueles policiais que saem do policiamento ordinário e vão para o Raio (Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas)”, explicou Costa.


Policial formado na segunda turma, Euclides Araújo tem boas expectativas para a tarefa. “A gente que vem de outro estado, como eu, que sou do Rio Grande do Norte, vem para realizar um sonho que é servir o povo cearense, que nos acolheu de braços abertos. A gente espera dar o nosso melhor para poder servir e proteger a Cidade”.


O concurso para soldado da PM foi lançado em julho de 2016 com 4,2 mil vagas. A prova objetiva foi realizada em Fortaleza em setembro do ano passado e teve participação de 70.133 inscritos.


Desde 2015, 5.124 profissionais de Segurança foram formados pela Academia, sendo 4.091 da PM, 650 da Polícia Civil, 275 do Corpo de Bombeiros e 108 da Perícia Forense. (Lívia Priscilla)

 

Metas


Para 2018, o governador Camilo Santana afirmou ter como metas convocar novos policiais militares e reduzir os números de homicídios no Ceará, diminuindo também roubos e apreendendo mais armas e drogas.

 

Ele estima que, até o fim de 2017, o balanço indicará aumento de 200% na apreensão de drogas e entorpecentes e de 30% na apreensão de armas comparado ao ano passado.

 

De janeiro a novembro de 2017, foram registrados 4.681 homicídios no Ceará.

O que você achou desse conteúdo?