Logo O POVO+
Gonzales seria operador financeiro do cartel mexicano
Cotidiano

Gonzales seria operador financeiro do cartel mexicano

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
 

O mexicano José Gonzales Valencia, preso ontem em Aquiraz, foi denunciado como operador financeiro do cartel de Jalisco Nueva Generación (CJNG) pela Procuradoria Geral da República do México em 2015.


Agora, o temor é de que a extradição do homem possa desencadear reações da organização no país onde o grupo atua.“Aqui em Jalisco, o cartel provoca os chamados ‘narcobloqueios’, quando os policiais capturam um líder do grupo. Os criminosos roubam e incendeiam veículos em vias públicas para provocar o caos na cidade”, relatou o repórter Sérgio Blanco, do jornal El Informador, de Guadalajara, em entrevista ao O POVO na noite de ontem.


Segundo ele, o enfraquecimento do cartel de Sinaloa praticamente consolidou o CJNG como a maior organização do País.


As drogas comercializadas pela organização são importadas de outros países, principalmente da América do Sul, e entram em meio ao transporte de medicamentos, passando pela fiscalização.


“O poder deste grupo, que se baseia principalmente no tráfico de metanfetamina, é cada vez maior. Aqui no México, por exemplo, eles entraram em outros territórios além de Jalisco. Cidades da região oeste do país hoje estão dominadas por eles”, disse o jornalista. (Igor Cavalcante)

O que você achou desse conteúdo?