VERSÃO IMPRESSA

Contenção da areia das dunas da Sabiaguaba deve ser instalada

01:30 | 15/12/2017

[FOTO1]

 

Em uma votação apertada, o Conselho Gestor da Sabiaguaba aprovou a instalação de estruturas guias de corrente eólica nas dunas da área. O objetivo, conforme o projeto, é conter o avanço da areia até o asfalto da CE-010. As estruturas vão servir como uma espécie de cerca permeável. O placar de oito votos a seis simboliza o quão polêmica é a medida. Movimentos ambientalistas e representantes da comunidade foram os votos contrários na decisão.


Beatriz Azevedo, advogada da ONG Verdeluz e integrante do conselho, lamentou o resultado da votação, citando que as obras vão matar o ecossistema das dunas em pouco tempo. “Colocar essas estacas vai causar danos irreversíveis. Temos os maiores especialistas em dunas de nossas universidades afirmando isso. A duna é como uma pirâmide móvel. Se você tira a reposição desse areia e não põe de volta, nem precisa ser especialista para ver que essa areia uma hora vai acabar”.


Consultor ambiental, geólogo e um dos idealizadores do projeto, Gurgel Júnior defende que as estruturas não são uma parede para barrar toda a areia. “É uma estrutura permeável, que não vai reter toda a areia da duna. Apenas uma parte vai ser direcionada com um ângulo de 20 ou 30 graus. O suficiente para equilibrar o sistema ambiental, evitando que a areia acumule demais na pista”, explica.


O Departamento Estadual de Rodovias (DER), responsável pela estrada, chegou a cobrir este ano as dunas com palhas para evitar que a areia chegasse ao asfalto. A ação foi impedida pelo Ibama. Procurado pelo O POVO para saber quando começa a instalação das estruturas, o DER afirmou que vai se manifestar em nota só na próxima segunda-feira, 18. Segundo o projeto, o começo da instalação estaria previsto ainda para dezembro.

ADRIANO NOGUEIRA

TAGS