Logo O POVO+
Chefe de cartel mexicano é preso de férias no Ceará
Cotidiano

Chefe de cartel mexicano é preso de férias no Ceará

Homem é membro da família que comanda a organização criminosa. Ele veio da Bolívia, estava em Fortaleza desde quinta, 21, e ficou hospedado na Taíba
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Um dos homens apontados pela Polícia Federal (PF) como chefe do cartel mexicano de Jalisco Nueva Generación (CJNG) foi preso ontem em Aquiraz, a 32 km de Fortaleza. José Gonzales Valencia, 42, entrou no Brasil pelo Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, na semana passada. Na quinta-feira, 21, a Superintendência Regional no Ceará da PF recebeu a informação de que o destino dele era a Capital, onde vinha aproveitar as férias.

[SAIBAMAIS]

“Soubemos à noite, quando ele já estava em Fortaleza, por isso não fizemos a abordagem no Aeroporto (Internacional Pinto Martins), no desembarque”, explicou o delegado federal Aldair da Rocha, da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE). Segundo ele, os investigadores analisaram o sistema de segurança do local no momento do desembarque, realizaram buscas na lista de hóspede de hotéis e em locadoras de veículos.


Conforme o delegado, o mexicano, que também é conhecido como Chepa, Cameraon e Santy, alugou uma casa de veraneio na praia da Taíba, em São Gonçalo do Amarante, a 60 km de Fortaleza. Há dois anos, ele vivia na Bolívia e tinha passaporte do país sul americano. Ele usava o nome falso de Jafett Arias Becerra e se apresentava com o documento de identidade boliviano. Gonzales estava hospedado com uma mulher e uma criança, além de um casal de amigos.


A prisão ocorreu por volta das 11 horas. O mexicano estacionou próximo ao complexo turístico Beach Park. Contudo, antes de entrar no local foi detido pelos policiais, sem resistência. De acordo com Rocha, somente o homem foi preso, já que não há mandados de prisão expedidos contra as pessoas que o acompanhavam no Estado.


A PF atendeu pedido do governo americano, que encaminhou solicitação de prisão e extradição do mexicano ao Supremo Tribunal Federal (STF). Nos Estados Unidos, Chepa é acusado de tráfico internacional de drogas. O ministro Dias Toffoli decretou a prisão preventiva do narcotraficante no Brasil. Ele está preso na PF, no bairro Aeroporto, e aguarda extradição.


De acordo com o delegado, Gonzales e familiares comandam o tráfico do cartel Jalisco Nueva Generación. O grupo é apontado como um dos mais influentes no tráfico de entorpecentes no México e é perseguido pelo Departamento de Combate às Drogas (DEA), dos Estados Unidos. Nemesio Oseguera Cervantes, principal líder do cartel, é o homem mais procurado do governo mexicano.


A organização é formada por ex-integrantes de dois antigos cartéis do País: o de Valencia e o de Sinaloa. Este é também o mais antigo e um dos mais influentes na região. Contudo, perdeu forças após a prisão de seus líderes. E a organização que Gonzales integra ganhou forças.

O que você achou desse conteúdo?