Logo O POVO+
Cerca de 14 ton de lixo são recolhidas diariamente da Praia dos Crush
Cotidiano

Cerca de 14 ton de lixo são recolhidas diariamente da Praia dos Crush

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Latinhas de cerveja, garrafas e copos descartáveis aqui e ali. Mesmo com 160 lixeiras espalhadas pela orla, é assim que, às segundas-feiras, amanhece o trecho da Praia de Iracema conhecido como Praia dos Crush (entre o espigão da João Cordeiro e a Ponte dos Ingleses). Cerca de 14 toneladas de resíduos sólidos são recolhidas diariamente na região, de acordo com a Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP). Os dados, no entanto, não especificam se há aumento durante o fim de semana, mas a percepção dos usuários é de que a situação se agrava.

[FOTO2]

Na última segunda-feira, 18, O POVO visitou a área e observou entulhos espalhados pela areia, entre eles garrafas de vidros, causando risco a quem pratica atividade física ou passeia pela praia. Glaucia Nobre, 63, relatou que o lixo incomoda e cobrou a implementação de banheiros químicos. Moradora da região, a professora frequenta o local todos os dias para passear com os cachorros.


Além da responsabilidade dos órgãos públicos pela limpeza da área, frequentadores frisam que usuários têm importante papel na preservação do meio ambiente. “Amanhece sujo. O problema é a falta de consciência das pessoas”, denotou o aposentado Airton Menezes, 65.


De acordo com a Prefeitura, 18 ações educativas foram desenvolvidas ao longo de 2017, com a Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). Entre elas, o Programa Reciclando Atitudes nas Praias. Quatro foram na Praia de Iracema.


Informa ainda que a limpeza ocorre diariamente em dois turnos (das 8 às 16 horas e das 22 às 6 horas). Sobre os banheiros químicos, a Prefeitura disse que “estuda formas para resolver a situação”.


Cocó


Já no Anfiteatro do Parque Estadual do Cocó, o descarte incorreto também acontece após festas ou mesmo na segunda-feira, dia posterior ao Projeto Viva o Parque — programação de lazer que ocorre nos domingos de manhã. O o administrador do parque, Paulo Lira, destaca que, nesses dias, “são necessárias até duas caçambas para realizar a coleta”.

 

Números

 

4 ações educativas foram realizadas na Praia de Iracema ao longo de 2017

 

Serviço

 

Casos de descarte irregular podem ser denunciados acionando o 156


 

O que você achou desse conteúdo?