Logo O POVO+
Canteiro do Metrofor é desfeito e Praça do Cristo Rei está deteriorada
Cotidiano

Canteiro do Metrofor é desfeito e Praça do Cristo Rei está deteriorada

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

 


São raros os que passam pela Praça da Bandeira, conhecida como do Cristo Rei, em uma manhã de quarta-feira. Não é de se espantar: há lixo espalhado pelo chão, é preciso ter cuidado para não tropeçar nas pedras soltas da calçada e em restos de concreto e os bancos quebrados não dão margem para uma boa conversa. A praça, que estava interditada há quatro anos para a construção de uma das estações da Linha Leste do Metrofor, foi recentemente liberada pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).


A previsão era que o espaço fosse reformado e entregue à população até o começo de dezembro. Conforme observado pelo O POVO na última quarta, 13, as obras foram iniciadas. O prazo, no entanto, não foi cumprido.


A questão da insegurança, do lixo e da falta de espaço para lazer é relato recorrente de moradores em reportagens do O POVO desde setembro de 2016. O taxista Stênio Barros, que trabalha no local há dez anos, considera a retirada dos muros melhor para a região. “Melhor estar aberto, mesmo estando sujo e quebrado. Pelo menos a gente tá vendo”.


Funcionários, financiados pela Seinfra, pelo Metrofor e pela Prefeitura de Fortaleza, começaram a repor o piso. Há moradores de rua vivendo na praça. Eles afirmam que não sabem se serão inseridos em alguma política municipal. “Começaram a reforma longe da gente, talvez só falem quando chegarem perto. É o tempo em que eles estão pensando o que vão fazer”, diz Adeilson Silva, morador da praça há quatro anos. “O certo era eles terem derrubado o muro depois de ajeitar a praça, para depois mostrar uma coisa bonita”, critica.


Segundo a Seinfra, não há previsão de quando as obras do Metrofor serão retomadas. Também não há informação se os canteiros desmobilizados serão interditados novamente para a construção das estações nem de como isso aconteceria. Em nota, a assessoria da Seinfra informa que a praça será entregue da mesma forma que era antes de ser interditada, mas ainda não existe previsão de conclusão da reforma. As intervenções foram iniciadas no fim de novembro.

O que você achou desse conteúdo?