Logo O POVO+
Saúde e bem-estar de pessoas idosas são discutidos
Cotidiano

Saúde e bem-estar de pessoas idosas são discutidos

Em Fortaleza, ações gratuitas do projeto O POVO Atividade levantam questões sobre saúde, bem-estar, economia e sexualidade na vida de idosos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

O idoso na contemporaneidade é ativo, foge do estigma negativo e busca novas perspectivas. Ser notado e ouvido pela sociedade durante o envelhecimento foi uma necessidade relatada, ontem, na Praça do Ferreira, no Centro, durante ações do projeto O POVO Atividade. A ação Terapia na Praça, que oferecia atendimento psicológico, teve fluxo intenso. “Essa é a fase que a gente mais precisa conversar. Eu me sinto jovem, mas, às vezes, a gente se sente só”, contou a aposentada Maria Maia, 72.
 

Apesar dos desafios, o momento pode trazer novas experiências. A artesã Valdenice Paz enfrentou dificuldades em lidar com o novo tempo e com a saída dos filhos de casa, mas encontrou no artesanato uma companhia. “No monólogo diário, a arte nunca me deixa só”, conta, apontando para as peças de tecido que estavam expostas no bazar com peças da Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade (ABCMI), montado na praça.
 

A psicóloga e diretora clínica do Centro Sistêmico de Psicologia (Cesp), Rose Militão, explica que, nesta fase da vida, narrativas de solidão são comuns com a mudança do contexto familiar. “Nesta idade, ocorre um novo ciclo (...) e um simples gesto pode gerar benefícios em casos de depressão e doenças psicossomáticas”, destaca.
 

Os cuidados com alimentação e nutrição entre idosos foram abordados na palestra Gastronomia Social. “Quando o corpo envelhece, vai correndo mais riscos. Então, a gente diminui as recomendações em alimentos ricos em sódio e processados”, explicou o palestrante Leandro Restrepo.

Programação de sábado
Esta é a 1ª edição do O POVO Atividade, iniciativa da Fundação Demócrito Rocha (FDR) e O POVO. O evento se encerra hoje, com programação diversificada entre oficinas, palestras, atividades físicas e de saúde e bem-estar. Haverá ainda a premiação Mulheres em Destaque, apresentado pela jornalista Lêda Maria. Serão conferidas comendas em reconhecimento à Annette de Castro, Maria da Penha, Irmã Maria da Conceição de Albuquerque, Lucia Alcântara e Ethel Whitehurst, no Cine Teatro São Luiz.

 

Serviço

 

O POVO Atividade
Quando: Hoje, às 9 horas
Onde: Cineteatro São Luiz
Inscrições gratuitas no site: especial.opovo.com.br/opovoatividade
Aberto ao público 

O que você achou desse conteúdo?