Logo O POVO+
Fortaleza lidera no Norte e Nordeste em alfabetização na idade certa
Cotidiano

Fortaleza lidera no Norte e Nordeste em alfabetização na idade certa

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO2] 

Fortaleza ocupa o 1º lugar entre as capitais do Norte e Nordeste do País, em alfabetização na idade certa. Níveis de Leitura, Escrita e Matemática de alunos do ensino fundamental foram mensurados pela Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), em 2016, e divulgados na última semana. Ainda que em boa colocação no ranking, 44,31% dos estudantes da Capital têm níveis insuficientes de Leitura; 49,38% não dominam níveis ideais de Matemática; e 23,68% estão abaixo do nível de Escrita esperado para a 3ª série, considerada a última do ciclo de alfabetização.

 

Mesmo assim, os dados foram comemorados pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT), no evento de apresentação, na manhã de ontem, em meio à programação especial do Salão Outubro Docente, para professores da rede municipal. “A mudança foi rápida, em quatro anos. Tomamos a aprendizagem como foco porque, sem a base, há grave comprometimento do ciclo de aprendizagem. Desinteresse, evasão e distorção de idade vêm daí”, defende RC.


Em Escrita, 76,32% dos alunos têm nível suficiente, acréscimo de 15,67% em relação a 2014. Também comparado à avaliação de 2014, o número de alunos que têm nível desejável em Leitura subiu 7,52% e chega a 55,69%. Já em Matemática, 50,62% apresentaram resultados satisfatórios em 2016; crescimento de 10%.


O prefeito também atribuiu os resultados à adesão de Fortaleza ao Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic) e defendeu a meritocracia no sistema de ensino municipal, “reconhecendo e premiando boas práticas e resultados”.

 

Multimídia

Confira os indicadores de escrita, leitura e matemática:

 

[FOTO1] 

O que você achou desse conteúdo?