Logo O POVO+
Crianças ganham voz em reunião de conselho
Cotidiano

Crianças ganham voz em reunião de conselho

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Da plateia do Teatro Antonieta Noronha, Edilene Soares assistia à filha, na manhã de ontem. Jenifer Dayla Soares, 14, era uma das 22 crianças convidadas para reunião extraordinária do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica). “Ela é falante, gosta de participar”, admirava Edilene.

 

Desenxabida, a estudante da Escola Monsenhor Linhares, no bairro Amadeu Furtado, mencionou exemplos próximos, de meninos e meninas que encontram fácil acesso ao tráfico de drogas. Criticou ainda a inflexibilidade do aprendizado que, segundo ela, afasta os alunos do ambiente escolar.


No evento, Jenifer e os demais conselheiros-mirins ainda sugeriram ações como expansão de projetos de acessibilidade, lazer e infraestrutura nas unidades de ensino e seus bairros.

[QUOTE1]

O evento lançou assento permanente a uma criança no Comdica, em caráter consultivo, que deve ser escolhida por chamada pública, para termo bienal. A reunião de ontem comemorou ainda o Dia Mundial da Criança e o 28º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, da Organização das Nações Unidas (ONU).


“Quando as crianças e adolescentes participam, as decisões são muito melhores. A gente tem muito o que aprender e eles têm muito a contribuir. Temos que dar voz a meninos e meninas, garantindo que eles e elas sejam protagonistas nas decisões que afetam a sua vida”, defendeu Florence Bauer, representante do Unicef no Brasil. Batizada de #CriançasNoControle, a estratégia de empoderamento também foi aplicada em Maceió, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo e Vitória. (Lucas Braga/colaborou Heloisa Vasconcelos/Especial para O POVO)

O que você achou desse conteúdo?