Logo O POVO+
Conselho gestor do Cocó será eleito em dezembro
Cotidiano

Conselho gestor do Cocó será eleito em dezembro

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

Após uma batalha de mais de 40 anos pela criação do parque, o Conselho Gestor do Cocó finalmente deve sair do papel. No próximo dia 17 de dezembro, por meio de eleição, deve ser definida cada uma das 24 entidades (12 representantes da sociedade civil e 12 de entidades governamentais) para compor o grupo. A votação só é possível após a regulamentação definitiva da floresta, assinada pelo governador Camilo Santana (PT) no último dia 4 de junho.

 

O conselho é consultivo e, de acordo com o titular da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema), Artur Bruno, deve contribuir com ideias, sugestões, discussões e ações para democratizar as regras, ações e usos do parque. “Serão eleitas entidades que tenham histórico de defesa da unidade de conservação a partir de uma discussão com o grupo de trabalho”, explica.


O grupo de trabalho a que Bruno se refere foi feito para realizar a votação. Ele é formado por instituições que realizaram ações para a criação do parque, como a Universidade Federal do Ceará (UFC), e indicadas pelo Fórum Permanente pela Implementação do Cocó. Elas devem discutir e eleger o conselho.


O pescador Roniele Silva Sousa, 29, diz que tentaram ignorar a representatividade das 30 famílias da comunidade Boca da Barra, da qual ele faz parte, mas que o grupo busca um assento no conselho. Entre as questões que a comunidade deve levar para debate está a denúncia que o assoreamento do rio diminuiu consideravelmente o espaço das mulheres que vivem da coleta de mariscos. “As marisqueiras não conseguem mais viver da venda de mariscos. E, se a gente não estiver dentro do conselho, imagina o que pode acontecer”. (Angélica Feitosa)

 

Saiba mais

 

Concurso de ideias

Outra medida pós-regulamentação do Cocó deve passar por nova etapa hoje. Os participantes da comissão julgadora do Concurso Nacional de Ideias para o parque se reúnem, de hoje a sábado, na Capital. Eles analisarão os projetos recebidos e selecionarão a melhor proposta urbanística, paisagística e arquitetônica.

A abertura oficial do julgamento será a partir das 14 horas, no Comfort Hotel.

O que você achou desse conteúdo?