Logo O POVO+
Centro socioeducativo está dividido conforme facções criminosas
Cotidiano

Centro socioeducativo está dividido conforme facções criminosas

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Os internos do Centro Educacional Cardeal Aloísio Lorscheider (Cecal) estão divididos conforme facções. A informação é do juiz Manuel Clístenes. Ele denuncia a presença de organizações criminosas também no Centro Educacional Patativa do Assaré.

 

No caso dos centros Dom Bosco, São Francisco e São Miguel, há exigência de internos para a separação de alas. “Só não houve ainda no Canindezinho

e no Passaré, que é de internação provisória. Mas nos centros de internação de sentenciados e nos que têm jovens de 16 e 17 anos, a gente vem notando a presença de facções”, relatou.


Para Clístenes, é impossível fazer socioeducação com a presença de facções. “Não tem como ressocializar alguém que é membro de uma facção porque ele passa o dia inteiro pensando em cometer crime. E tem o agravante de que quem não for de acordo com as regras morre e quem entra não pode sair”, comenta.


O gestor da Seas, Cássio Franco, relata que existe a presença das facções, mas pondera que, em 90% dos casos, os jovens possuem vinculação por bairro. ”Quem vem de determinado bairro é vinculado à facção que domina o bairro. Eles sofrem pressão das facções para que se intitulem como integrantes de determinada facção”, comenta o superintendente.


Cássio reconhece que, no Cecal, os adolescentes são divididos por facções há algum tempo e que existe um “longo processo” para tentar desmobilizar o fortalecimento das facções na unidade. (Jéssika Sisnando)

O que você achou desse conteúdo?