Logo O POVO+
Total de multas de trânsito cai; média é de 3 mil autuações por dia
Cotidiano

Total de multas de trânsito cai; média é de 3 mil autuações por dia

Entre janeiro e junho, foram 597,1 mil autuações. Redução de 13,7% em relação a 2016 acontece mesmo com "reforço da fiscalização"
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] 

Mesmo com o início da fiscalização por videomonitoramento, o número de multas aplicadas na Capital teve queda de 13,74%, no primeiro semestre deste ano. Foram 597.107 notificações. No mesmo período de 2016, foram 671.389. Os números reúnem as multas aplicadas por agentes de trânsito ou equipamentos eletrônicos. Ainda assim, em 2017, são, em média, 3,3 mil autuações por dia — ou 137,5 por hora e 2,3 por minuto.


Superintendente da Autarquia Municipal do Trânsito e Cidadania (AMC), Arcelino Lima afirma que as fiscalizações foram intensificadas, “principalmente nas faixas de ônibus, para assegurar o direito do usuário de transporte público”. Mesmo com o reforço, houve diminuição do número de notificações. “Há, claro, o medo pelo fator pecuniário. Ninguém deseja pagar multas. Mas também tem transformação na Cidade, no comportamento do motorista nas vias”, comemora.


Arcelino relaciona o menor número de infrações registradas na Capital à redução de 4% no número de vítimas fatais, na comparação dos primeiros seis meses de 2016 e 2017.


Segundo a AMC, as quatro principais infrações do semestre (que somam 50,8%) são excesso de velocidade nas vias, estacionamento em local e/ou horário proibidos, avanço de sinal vermelho e trânsito nas faixas exclusivas de ônibus.


Arrecadação e câmeras


De acordo com o Portal da Transparência da Prefeitura de Fortaleza, a AMC arrecadou quase R$ 51 milhões entre janeiro e junho. Para o vereador Célio Studart (SD), a arrecadação “altíssima” só ocorre porque “muitos radares móveis ou fixos são colocados de forma dissimulada ou oculta, criando pegadinhas para o condutor”.


Ele é autor do projeto 374/2017, que proíbe a instalação e a operação de fotossensores em locais de difícil visualização. A proposta aguarda parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa da Câmara Municipal.


O político diz esperar que, em caso de aprovação, as multas passem a ter caráter mais educativo, “não meramente punitivo”. A medida reforçaria a resolução 396 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que já prevê a visibilidade do equipamento fiscalizador.


Arcelino Lima rebate as críticas, ressaltando que o “grande objetivo da fiscalização é o respeito às regras de trânsito”. E, conforme o superintendente, toda a verba arrecadada é revertida para melhorias no tráfego de Fortaleza.


Ele menciona como investimentos as faixas exclusivas para ônibus, as travessias elevadas, ciclofaixas e ciclovias, além das novas tecnologias de fibra ótica e iluminação por LED nos semáforos.

 

Saiba mais

 

Videomonitoramento

As câmeras de controle do tráfego começaram a funcionar, na Capital, em março deste ano, e foram instaladas nos trechos de maior volume de veículos e maior incidência de ocorrências.

Diferentemente de fotossensores, radares e lombadas eletrônicas, no videomonitoramento o registro da infração depende da vigilância do agente e deve acontecer ao vivo.

O que você achou desse conteúdo?