Logo O POVO+
Quando o incentivo para permanecer vem dos amigos e colegas de sala
Cotidiano

Quando o incentivo para permanecer vem dos amigos e colegas de sala

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Quem cursa o primeiro ano D na Escola de Ensino Médio (EEM) Antônio Bezerra, em Fortaleza, sabe: faltou aula, tem de prestar contas com Nathália Magna Alves Reis, 17 anos. Líder da turma e recém-chegada de escola particular, ela se esforça pessoalmente para garantir a frequência dos colegas. “Esse ano, sete pessoas saíram. E foi o menor (número da escola), viu?”.


Apesar de ter reduzido as taxas de abandono de 19% para 3% com diferentes ações pedagógicas, a unidade ainda enfrenta dificuldade para manter seus alunos. “Algumas mães tiram filhas e filhos daqui pra botar pra trabalharem meio período, pra ajudar na renda familiar. Teve uma mãe que a gente até tentou negociar pra ela não tirar, mas ela disse: ‘eu estou desempregada’”, exemplifica a coordenadora Eliete Rodrigues.


Um dos projetos da escola para garantir a permanência dos estudantes é o “Sala Nota 10”: a turma que tem a melhor frequência mensal ganha recompensas como passeios ou lanches, conseguidos pela direção.

Contudo, o real ganho da dinâmica é o estreitamento da comunicação entre os alunos e deles com os professores. Quando alguém falta, a direção ou o estudante responsável pelo monitoramento — como a Nathália — busca saber a razão para a ausência e tenta ajudar.


Pelo contato direto com os colegas, Nathália sabe “da vida particular de cada um da sala”. Mas, comenta que seus conselhos não têm muita efetividade se alguém está determinado a abandonar a escola. “A última pessoa com quem eu conversei foi um menino. O sonho dele era ser jogador de futebol. Ele: ‘Não quero ficar, tenho que treinar porque quero ser jogador’. Eu: ‘Mas de que adianta ser jogador se tu não tem estudo?’”.

 

Conceitos


Abandono


É configurado quando o estudante matriculado deixa os estudos durante o ano letivo.


Evasão


Quando o aluno que abandonou os estudos não retorna no ano seguinte e nem está matriculado em nenhuma outra escola.

O que você achou desse conteúdo?