Logo O POVO+
Preso casal suspeito de aplicar golpe do aluguel contra turistas
Cotidiano

Preso casal suspeito de aplicar golpe do aluguel contra turistas

Casal é suspeito de anunciar apartamentos para temporada e exigir algum pagamento antecipado. Chegando ao Ceará, turistas não tinham reserva
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Um golpe de aluguel de imóveis para temporada no Ceará foi desarticulado pela Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur), com a prisão de um casal, durante a operação Temporada, realizada ontem. O golpe vitimou cerca de 300 turistas que planejavam conhecer o Estado.

 

Emerson Rodrigues Moreira, 29, e Tatilane Franco Alves, 28, foram presos em razão de mandados de prisão preventiva. Em Caucaia, na residência deles, no Icaraí, e na casa de familiares no distrito da Jurema, foram cumpridos os mandados de busca e apreensão. As informações são da delegada da Deprotur, Roberta Frota.


As vítimas eram atraídas por anúncios de apartamentos na avenida Beira Mar em sites, com valores abaixo do praticado pelo mercado. Os interessados entravam em contato com os estelionatários, que fingiam ser os proprietários. O turista era orientado a pagar 50% do valor. Quando chegava ao Ceará, a vítima percebia que não existia o apartamento e, quando existia, o proprietário não havia locado para ele.


Após o registro de aproximadamente 300 boletins de ocorrência, todos com o mesmo perfil, a Deprotur abriu o inquérito e, com a ajuda do laboratório de lavagem de dinheiro, da Polícia Civil, descobriu 20 contas bancárias utilizadas para receber o dinheiro dos golpes.


A Polícia ainda descobriu um esquema de comércio de contas bancárias no mercado negro, na Feira da Parangaba ou com os titulares das respectivas contas. Essa prática está sob investigação e deve ter desdobramento, garante o diretor adjunto do Departamento de Polícia Especializada (DPE), delegado Eduardo Tomé. Cartões e notebooks utilizados pelos suspeitos foram apreendidos e devem ser periciados. Contratos de locação de imóveis também foram apreendidos, além de celulares com e-mails diferentes.


“Alguns desses cartões aparentemente possuem origem lícita e eles utilizavam para dar um ar de veracidade no golpe. Em alguns casos, usavam o nome do próprio correntista nos anúncios. Vamos investigar se efetivamente esses correntistas emprestaram a conta, participando do crime, ou se foram enganados de alguma forma”, detalhou Tomé.


A maioria das vítimas do golpe é brasileira, mas a titular da Deprotur relata que também há estrangeiros, incluindo turistas da Suíça e da Itália. Não existia uma plataforma específica para os anúncios. O casal usava vários sites, sempre com nomes diferentes.


Conforme Roberta Frota, o grupo atua desde 2016, mas, nos últimos meses, intensificou a aplicação de golpes. O sigilo bancário deles foi quebrado e foi verificada grande quantidade de saques.


Ela acrescenta que os suspeitos não possuem antecedentes criminais. Eles confessaram à Polícia que descobriram como funcionava o golpe por meio de um programa televisivo e, como estavam passando por dificuldades financeiras, os dois resolveram praticar o crime.


O prejuízo financeiro para os turistas é estimado em pelo menos R$ 300 mil. No entanto, a Polícia acredita que mais pessoas foram vítimas do golpe. Para denúncias, o número da Deprotur é 3101 2488.

 

Saiba mais


Dicas na hora de alugar

 

1. Ao ver o anúncio, verificar valores e desconfiar de preços abaixo do mercado

 

2. Estabelecer contato com o proprietário por ligação telefônica, não apenas por WhatsApp ou e-mail

 

3. Entrar em contato com o condomínio para obter informações sobre o proprietário, se é realmente a pessoa que fez o anúncio

 

4. Desconfiar se a pessoa pedir para depositar o dinheiro na conta de terceiros

O que você achou desse conteúdo?