VERSÃO IMPRESSA

Polícia investiga briga entre turistas e moradores de Jericoacoara

Briga aconteceu na sexta-feira, 13. A atriz Luana Piovani, amiga da vítima, publicou vídeo denunciando a agressão

01:30 | 19/10/2017

Uma briga entre turistas e moradores de Jericoacoara, no Litoral Oeste, ganhou repercussão após a atriz Luana Piovani fazer um vídeo denunciando a agressão. A vítima, o maquiador Rafael Senna, amigo da atriz, escreveu em rede social sobre a briga. O caso está sendo apurado. Cinco pessoas foram identificadas por terem envolvimento na ocorrência. Conforme a Polícia, dois homens acusados da agressão devem se apresentar amanhã.


A confusão aconteceu na sexta-feira, 13, em um dos eventos mais conhecidos na praia, o Samba da Benção. De acordo com o delegado de Jijoca de Jericoacoara, Márcio Lopes da Silva, quatro mulheres e dois homens, todos turistas, estavam na festa. “Por volta das 2 horas, um nativo se aproximou de uma das mulheres e em razão disso — não sabemos ainda o que ele disse —- teve início a briga”, conta.


Conforme ele, três pessoas já foram ouvidas e foi descartada a participação de duas delas na agressão. “Um não estava nem lá, foi identificado por ser amigo do grupo. E o outro ainda não temos elementos para acusar”, indicou.


Diante da repercussão do caso, o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, emitiu nota ressaltando que um relatório sobre a conduta dos policiais que estiveram no local está sendo feito. Os profissionais do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) afirmaram que, quando chegaram ao local, não encontraram mais as vítimas.


Atualmente, 20 policiais atuam em Jericoacoara, e a delegacia de Jijoca funciona apenas em horário comercial. A previsão, conforme a Polícia, é de que o equipamento passe a ser plantonista na próxima semana.


Para o secretário do Turismo e Meio Ambiente de Jericoacoara, Ricardo Gusso Wagner, a agressão foi um caso isolado. “Lamentamos como tudo foi exposto. O samba é um dos locais mais tradicionais do Município. Na entrada, as pessoas já dizem: 10 reais e um sorriso”, diz.


Ele pondera que a Polícia ainda está investigando exatamente o que aconteceu e afirma que, diante do possível aumento do fluxo de turistas, o Estado poderá investir na construção de uma delegacia na praia. Um aeroporto para acesso ao Município foi inaugurado na cidade vizinha de Cruz, em junho.

 

Na internet


No vídeo, a atriz Luana Piovani pede que quem for a Jericoacoara tome cuidado. “Existe um grupo de homens locais que ditam as regras de lá e violentam quem não se adequa. Meus amigos foram espancados. Lá não tem delegacia. Eles (amigos) voltaram e sentindo-se acuados e estão pensando em que providências tomar”. A atriz Antônia Fontenelle também publicou vídeo denunciando o caso.


No relato, a vítima, Rafael Senna, diz que ele e o colega receberam chutes e socos. Conforme ele, cerca de 15 homens os agrediram. “Chegou a ter cinco chutando a cabeça e costas de um no chão. Tentamos nos proteger e em nenhum momento revidamos a violência”, descreve. Ele ressalta ainda que pesquisou e encontrou vários relatos de casos de agressão na praia. “Se não somos bem-vindos, somos escorraçados por caras que são nossos irmãos. Com a mesma nacionalidade, deveríamos lutar juntos e não uns contra os outros”, afirmou.

TAGS