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ICC unifica campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul
Cotidiano

ICC unifica campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul

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Ainda que inconscientemente, o casal Eliacy Ribeiro, 60, e Antônio João Oliveira, 70, representa o propósito da unificação inédita das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, lançadas pelo Instituto do Câncer do Ceará (ICC) na manhã de ontem, 1° de outubro, no Parque do Cocó. Eliacy já enfrentou três cânceres: na mama, no ovário e na garganta. João, nenhum, mas garante se submeter ao exame de próstata anualmente. Em comum, eles têm, então, mais do que a parceria e o cuidado um com o outro: a consciência de que prevenção salva.


“A gente sabe que a mulher está mais habituada a lidar com prevenção, então, obviamente, ela vai estimular o homem a começar a ter essa preocupação mais cedo. Acho que faz todo o sentido”, justificou o superintendente geral do ICC, Pedro Meneleu, sobre a unificação. Ele disse, também, que a ideia teve a ver com a proximidade dos meses das campanhas e com a necessidade de injetar a força do Outubro Rosa na mobilização masculina.


Quando ela recebeu o primeiro diagnóstico de câncer na mama, Eliacy lembra, João desmaiou no consultório médico. “Eu fiquei rindo sem saber o que fazer, porque quem tava doente era eu”, comentou, às gargalhadas, a mulher. Mesmo assim, ela relatou que o tratamento a fez descobrir no esposo um “namorado, amante, pai, mãe, filho. Tudo”.


Acompanhando o exemplo da esposa, que, por ter feito os exames de rotina, conseguiu detectar os tumores a tempo de tratar, João se mantém em dia com os exames de próstata e tenta aconselhar aos amigos que consideram a prevenção um tabu. “Eu sempre oriento eles. Quando chega aos 40 anos, tem que fazer o exame. Aí o ‘cabra’ não quer ir. Agora mesmo tem um amigo meu doente. Não se cuidava, dizia que não queria, deu problema”, comentou.


Atualmente, Eliacy tem data para ir ao médico investigar mais um nódulo que surgiu abaixo da axila. Apesar do risco, ela diz, com um sorriso de desarmar qualquer olhar de preocupação: “nunca me deparei com a possibilidade de não ser vencedora”.


As campanhas

Marcadas pelas cores rosa e azul, as campanhas de prevenção ao câncer de mama (primeiro mais comum entre mulheres) e ao câncer de próstata (segundo mais comum entre os homens), respectivamente, foram lançadas com palestras tira-dúvidas, venda de blusas e tendas de recreação infantil. Ao longo dos meses de outubro e novembro, o ICC deve reforçar o atendimento e realizar atividades direcionadas a pacientes e acompanhantes.

 

Conforme estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), só a cidade de Fortaleza pode, este ano, somar 860 novos casos de câncer de mama e 590 novos casos de câncer de próstata.


O POVO também realizará ação em alusão à campanha Outubro Rosa, numa parceria com o Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (Cremec), Hapvida, Laboratório Pasteur, DelRio e Prefeitura de Fortaleza.

 

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