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Concurso de redação premia alunos

Com 9.622 inscritos, o concurso "Redação Enem: Chego Junto, Chego a 1.000" premiou 23 alunos da rede estadual de ensino

01:30 | 31/10/2017

 

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Ler muito e exercitar a escrita são estratégias para alcançar boa pontuação nas provas de redação. As dicas são de alunos vencedores do concurso “Redação Enem: Chego Junto, Chego a 1.000”, realizado pela Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) e pela Fundação Demócrito Rocha (FDR). Dos 9.622 inscritos, 23 finalistas da etapa regional participaram da premiação na manhã de ontem, no Espaço O POVO de Cultura & Arte. Na ocasião, foi lançada a revista Seduc/CE Enem.
 

O tema escolhido para o concurso foi “Ciberativismo: a luta popular na internet”. Os concorrentes passaram por três etapas (escolar, regional e estadual) realizadas em escolas da rede estadual. Os três primeiros colocados (vencedores da etapa estadual) ganharam notebooks e os demais, smartphones.
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Para escolher as três melhores redações, foram adotadas como critério as cinco competências exigidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Dois textos alcançaram a pontuação 1.000. Um deles foi escrito pelo aluno Luiz Rodrigues de Oliveira Neto, 17, do Liceu de Itarema. O estudante explica que leitura e treino são ferramentas e que o concurso ajudou a intensificar os estudos.
 

Ele acrescenta ainda a importância das referências históricas, culturais e conhecimento sobre atualidade. “O jovem não pode ficar alheio ao que acontece no mundo e se trancar numa bolha longe de tudo daquilo que aconteceu e acontece”, suscita. O professor dele, Ivaldo Bleaspy, reitera. “Primeiro caminho é a leitura. Só com uma leitura consolidada o aluno vai construir uma visão de mundo que possibilite argumentar melhor”, explica.
 

O concurso de redação integra série de ações do projeto Anima Enem, realizado pela FDR em parceria com a Seduc, que reúne iniciativas para possibilitar o ingresso de alunos da rede pública nas universidades. “A cada ano esses números estão aumentando, não apenas no que diz respeito ao Enem, mas também aos índices educacionais”, enfatiza o coordenador do Anima Enem, Raymundo Netto.
 

Entre 2015 e 2016, cresceu 35% o número de alunos das escolas públicas do Estado que entraram na universidade. Titular da Seduc, Idilvan Alencar destaca a parceria com a FDR como um dos agentes impulsionadores para os resultados. “Essa parceria tem alcançado muito sucesso para a educação no Ceará”, destacou. “O objetivo é que o aluno conclua o 3º ano, siga a trajetória escolar e consiga aprovação no ensino superior”, diz. 

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Também são vencedoras da etapa estadual do Concurso “Redação Enem: Chego Junto, Chego a 1.000” as alunas Sara Holanda Bezerra Desidério, da Escola Deputado Joaquim de F. Correia (Crede 11), e Ingrid Barbosa Lima, da Escola João Barbosa Lima (Crede 10).


A presidente do Grupo de Comunicação O POVO (GCOP) Luciana Dummar, anunciou que todos os alunos da rede estadual agora têm acesso ao jornal digital gratuitamente. “Fazer jornal é fazer educação. A nossa responsabilidade é fazer algo pela sociedade e a gente encontra na Seduc um campo fértil para receber isso, então, somos aliados”, disse.

 

A revista Seduc/CE Enem traz depoimentos e dicas, entrevista com o secretário da Educação, percursos de alunos, além das redações premiadas.

BRUNA DAMASCENO

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