Logo O POVO+
Cirurgias na Santa Casa de Misericórdia estão suspensas
Cotidiano

Cirurgias na Santa Casa de Misericórdia estão suspensas

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

 

Cirurgias de média e alta complexidade na Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza foram suspensas desde o último dia 13, por falta de recursos financeiros. Pedindo a normalização do repasse pelo Estado, mais de 20 médicos cirurgiões e anestesistas da unidade realizaram manifestação no hospital, ontem, data em que se celebra o Dia do Médico.


Marcelo Esmeraldo, cirurgião da Santa Casa, explicou que a campanha não é voltada à remuneração da classe profissional, mas pela continuidade dos serviços. “Por mês, faço 40 cirurgias. Neste mês, fiz oito e o sistema encerrou a cota. Não aceitamos atender a população sem previsão de marcar os procedimentos. Nosso trabalho é descartável?”, questiona. As principais intervenções suspensas são as ginecológicas, de mama, vesícula, hérnia e tireoide.


A fila para cirurgias de média complexidade somava 1.664 pacientes e, de alta complexidade (oncológicas), 135, até a última terça-feira, 17. A previsão é que, com a verba reduzida, mais 400 pessoas entrem na fila até o fim do mês. A situação se repete pelo segundo mês consecutivo. Nas duas últimas semanas de setembro, as cirurgias também foram suspensas. O último repasse, de R$ 450 mil, ocorreu em agosto.


De acordo com Paulo Accioly Carvalho, vice-provedor da Santa Casa, o atraso no repasse pelo Estado é de R$ 382 mil. “Esse valor é uma complementação da verba do Sistema Único de Saúde (SUS), que é insuficiente. O dinheiro que recebemos via Prefeitura de Fortaleza e doações só permite chegar até a metade do mês. Quando a verba acaba, temos que parar as cirurgias”, lamenta.


Em nota, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) reconhece o atraso no repasse. “Pagamentos de serviços anteriormente prestados estão sendo regularizados. Parte das cobranças apresentada pela unidade ainda passa por auditoria na Sesa”, completou a nota. Prazos não foram informados pela pasta. (Lucas Braga/ Especial para O POVO; colaborou Alexia Vieira/ Especial para O POVO)

 

Doações


A diminuição no número de doadores também agrava a situação da Santa Casa. Em um ano, mais de 38 mil deixaram de doar via conta de energia. Doações automáticas mensais podem ser autorizadas para débito pela Enel Distribuição, que efetua o repasse à Santa Casa. O valor de doação é livre. Telefone: (85) 3392 0301

 

O que você achou desse conteúdo?