Logo O POVO+
A luta por acesso a diagnóstico e tratamento de câncer de mama
Cotidiano

A luta por acesso a diagnóstico e tratamento de câncer de mama

A ação, realizada na avenida Beira Mar, levou informação sobre o câncer de mama e reforçou a luta pelo acesso ao tratamento e pelos direitos de mulheres acometidas pela doença
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Centenas de mulheres — crianças, jovens e adultas — e uma parcela menos expressiva de homens percorreram dois quilômetros da avenida Beira Mar na tarde de ontem, 22, em apoio à campanha Outubro Rosa. Organizada pela Rede Mama, a Caminhada Rosa propagou o empoderamento feminino sobre a prevenção e o tratamento do câncer de mama e cobrou mais acesso ao exame de mamografia.


Daniele Castelo Branco, coordenadora da Rede Mama, explicou que o empoderamento estimulado transita entre o compreendimento total da doença e a luta pelo acesso ao tratamento. “A gente entende que, quando as mulheres são acometidas pelo câncer e passam a correr atrás dos seus direitos, tudo flui melhor”. E aproveitou para denunciar: “em Fortaleza a gente tem um problema sério em relação à marcação das mamografias. Tem muito aparelho da Prefeitura quebrado. Principalmente no Hospital da Mulher, que é referência”.

[QUOTE1]

Presente à caminhada, a secretária municipal da Saúde, Joana Maciel, assumiu que, até pouco tempo atrás, todos os quatro mamógrafos do Hospital da Mulher estavam parados. “Já colocamos três para funcionar”, garantiu. O último estaria aguardando uma peça chegar de São Paulo para ser consertado. “Ainda este mês a gente conclui”, assegurou. No entanto, a gestora afirmou que, para ter acesso ao exame, tem de ser feito atendimento inicial nos postos de saúde.


Conscientização

Conduzido pelo som do Clube de Ritmistas Baqueta, que, de vez em quando, entoava composições alegres sobre autoexame da mama, o público conheceu histórias de associações formadas por pessoas que venceram o câncer.

 

Uma dessas histórias foi a de Leuda Pereira, 42, que fundou a associação Fonte da Vida, no distrito de Madalena, em Quixeramobim. A mulher, que é agente de saúde, sentiu o nódulo no seio aos 37 anos, durante o banho. “São muitas batalhas”, resumiu. Hoje, se sentindo melhor, ela se esforça para apoiar e informar a quem, em seu distrito, não tiver essa assistência.

Luana Severo

 


BEIRA MAR


Apoio à campanha


1) Mulheres integrantes de motoclubes de Fortaleza saíram em cortejo para apoiar a Caminhada Rosa 2) O Clube de Ritmistas Baqueta também apoiou a causa com desfile que tocou, além dos clássicos de samba-enredo, composições didáticas sobre autoexame. Confira galeria no O POVO Online

 

SERVIÇO

 

1ª Corrida Rosa do Ceará

Quando: 29/10

Onde: Parque do Cocó

Largada às 6h30min.

Outras informações: www.facebook.com/redemama

 

O que você achou desse conteúdo?