Logo O POVO+
A 30 dias do Enem, como administrar o tempo de estudo
Cotidiano

A 30 dias do Enem, como administrar o tempo de estudo

No dia 5 de novembro, começa a maratona de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o País. Até lá, é preciso revisar conteúdos, priorizar o tempo de estudos e manter a calma
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO3]

Para quem dedicou todo o ano aos estudos ou decidiu se dedicar só nos próximos 30 dias, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) bate à porta. Serão provas em fins de semanas diferentes e um dia dedicado a todo o conteúdo de exatas. O Enem terá a primeira prova aplicada no dia 5 de novembro.

 

A forma de se preparar até lá dependerá de cada candidato. Hábitos, apoio, interesse, motivação, tudo fará diferença na hora de achar tempo e estímulo para revisar o conteúdo e se manter mentalmente estável para cumprir a jornada. Serão aproximadamente cinco horas de prova e dezenas de questões.


Exatamente um mês será o tempo de estudo para o bombeiro militar Lamarck Augusto, 29. Ele se inscreveu no início do ano para o exame e decidiu na última segunda-feira, 2, que, de fato, irá fazer as provas. Assim, conciliar o objetivo de estudar cinco horas por dia, trabalhar e cuidar do filho recém-nascido estão entre os desafios nesta reta final. “Vou focar principalmente em resolver questões de provas anteriores, ler redações bem-sucedidas”, projeta o bombeiro, que já é formado em Educação Física e busca cursar Agronomia ou outra graduação da área de tecnologia.

[FOTO2]

Eduarda Pimentel, 19, se prepara há mais tempo para a prova. Esta será a quarta vez que ela fará o Enem, tentando entrar para Medicina. Depois de uma rotina intensa nos últimos anos procurando estudar até o último minuto, a estratégia agora será a de ficar o mais relaxado possível a um mês do exame. “Este é o período mais tranquilo. Como tenho mais experiência, sei que agora não adianta pegar tudo e ficar sobrecarregado. O que aumenta é a ansiedade. Vou procurar fazer atividade física, dormir melhor e sair um pouco para relaxar”, planeja.


Habilidades


“Cada candidato possui um histórico estudantil e tem conhecimento, habilidades e atitudes em níveis diferentes. É preciso saber no que ele é bom, potencializar e manter isso. No que não é, deve colocar mais energia e ação para transformar o resultado”, indica o coach Marcus André Fernandes. Para ele, iniciar os estudos de forma apressada nesta reta final pode não trazer o resultado almejado, mas vale à pena.


“Conhecimento é tudo aquilo que eu absorvi academicamente ou com a experiência, científica ou empírica. Habilidade é a capacidade de transformar esse conhecimento em resultado. E atitude são as posturas comportamentais para que tudo isso aconteça”, resume o coach, detalhando o tripé que pode ser decisivo na hora de enfrentar a seleção.


Professores


O coordenador do programa Academia Enem, Fábio Frota, destaca que a hora é de investir na resolução de questões. “Aquele lance de livros e apostilas não é mais para esta hora. Simular a realização da prova é muito importante, inclusive usando um dia de final de semana, no mesmo turno e tempo”, sugere.


Para a coordenadora do Pré-Universitário do Colégio Christus, Cristina Alencar, uma das estratégias é condensar o máximo de assuntos possíveis em uma mesma questão durante o estudo. “Ter um material selecionado, questões específicas e que consigam fazer essa revisão é essencial”, frisa.

 

Enem 2017


As provas do Enem acontecem nos dias 5 e 12 de novembro


No dia 5, o primeiro domingo, serão as provas de ciências humanas, linguagem e redação. A abertura dos portões acontecerá às 12 horas (horário local) e o fechamento às 13 horas. O início do exame será às 13h30min e o término às 19 horas.

 

Já no dia 12, serão aplicadas as provas de matemática e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. O horário de término será diferenciado, às 18 horas.


É obrigatório levar caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente, além de documento oficial de identificação original com foto.

 

O cartão com informações do candidato será divulgado no próximo dia 20.

O que você achou desse conteúdo?