VERSÃO IMPRESSA

1.116 novos PMs passam a atuar em Fortaleza

Dos 1.350 policiais militares formados na última semana, 1.116 soldados serão distribuídos nas Áreas Integradas de Segurança (AISs) da Capital. Todos os bairros devem ser contemplados

01:30 | 25/10/2017
[FOTO1]
A maior parte do efetivo de policiais militares formados na última sexta-feira, 20, passou a atuar em Fortaleza. Do total de 1.350 PMs, serão 1.116 soldados distribuídos nas Áreas Integradas de Segurança (AISs) da Capital. A outra parte do policiamento atuará em Jericoacoara, Caucaia, Maracanaú, Eusébio e Aquiraz. O governador Camilo Santana (PT) deu início aos trabalhos da nova turma na Praça do Ferreira, na manhã de ontem.

 

Na Capital, a meta da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) é dobrar o efetivo do Batalhão de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio). “As primeiras equipes serão (implantadas) agora no mês de outubro. Vamos implantar, sábado que vem, em Messejana e, ainda nesta semana, na Parangaba e no Vila Velha”, adiantou o governador Camilo Santana.


A escolha dos bairros que recebem o novo efetivo, segundo o titular da SSPDS, André Costa, se deu considerando os altos números de assaltos e homicídios. O Estado, neste ano, já superou em 600 o total de assassinatos registrados em todo o ano passado. Incluindo os dados contabilizados até sexta-feira, 323 pessoas foram mortas no Ceará só em outubro, segundo informações do relatório diário da SSPDS. Do acumulado de janeiro a setembro deste ano, 3.696 casos foram registrados no Estado. São, portanto, pelo menos 4.019 homicídios no ano.


Distribuição de PMs


A distribuição dos novos policiais formados, segundo o governador, “é feita dentro de uma estratégia que a Secretaria da Segurança adota nas áreas com maior presença da população”. “Todas as áreas de Fortaleza terão reforço policial a partir de hoje (ontem)”, afirmou, frisando ainda o reforço da segurança nos corredores bancários e comerciais e áreas turísticas da Cidade, como avenida Beira Mar, Praia do Futuro, Centro e Praia de Iracema.

[FOTO2]

“Lembrando que nós queremos fazer de Fortaleza, cada vez mais, uma cidade turística, para receber nossos visitantes”, destacou, mencionando o investimento da Fraport, concessionária do Aeroporto Internacional Pinto Martins, no local.


Parte das ações de ampliação do efetivo policial no Ceará, a primeira fase de interiorização do BPRaio contou com instalação de bases em todas as regiões do Estado. Posteriormente, teve início a ampliação do policiamento da tropa para todos os municípios com mais de 50 mil habitantes.


Bastidores


Após a divulgação da distribuição do efetivo policial, o governador Camilo Santana — assim como é costume de muitos fortalezenses quando vão ao Centro — comeu pastel e bebeu caldo de cana na tradicional pastelaria Leão do Sul, que fica na Praça do Ferreira.

 

O estabelecimento, inclusive, começou o dia de vendas antes do previsto a pedido da equipe de Camilo.

 

Camilo Santana pagou o lanche para outros participantes do evento e pessoas que entraram no local para pedir foto com ele.

 

ANA RUTE RAMIRES

TAGS