Logo O POVO+
Telemedicina ajuda a avaliar pacientes
Cotidiano

Telemedicina ajuda a avaliar pacientes

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

 

Melhorar a assistência primária e adiantar o tratamento em casos complexos em cidades onde não há médicos especializados. A Unidade de Onco-Hematologia do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) iniciou em agosto as sessões de telemedicina, que consiste na avaliação clínica e emissão de laudos por médicos à distância. Quase um mês após a implementação, profissionais de Fortaleza, Crateús, Iracema, Morada Nova e Tianguá foram auxiliados por meio do sistema.


O hospital, que atende demanda do Norte e do Nordeste do País, aposta nos efeitos positivos da ferramenta. Para o chefe da unidade, Fernando Barroso, a telemedicina pode ajudar a assistir de forma ampla. “Atendemos 27 mil pacientes em 2016, e não foi o suficiente. Temos uma demanda muito alta”, detalha. A ferramenta possibilita o diálogo apenas entre profissionais de saúde. O médico que solicita a sessão recebe o retorno do especialista em até 48 horas.


Com o recurso, pacientes que necessitam de atendimento podem ser atendidos na cidade onde moram e têm o parecer dos dois médicos. Já em casos mais graves, são orientados pelo médico local a buscar atendimento adequado. Segundo o médico hematologista Germison Lopes, responsável pelo recurso no HUWC, o objetivo é aperfeiçoar o serviço. “Alguns pacientes não têm necessidade de deslocamento, outros precisam chegar precocemente. Os casos menos complexos podem ser solucionados e os mais graves, ter acesso mais rápido”, explica.


O HUWC já usa o mecanismo em outras especialidades, como cardiologia e endocrinologia. No entanto, de maneira restrita. Apenas a hematologia atua em todos os casos de doenças através da telemedicina. As sessões são realizadas em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) e o Núcleo de Tecnologias e Educação à Distância em Saúde da Universidade Federal do Ceará. (Bruna Damasceno/ especial para O POVO)

 

Serviço

 

Os médicos podem se cadastrar por meio do link http://bit.ly/2txdtCd

 

Após o cadastro, é liberado o acesso para tirar dúvidas sobre hematologia
O que você achou desse conteúdo?