Logo O POVO+
Rachaduras, fungos e infiltrações em hospitais públicos
Cotidiano

Rachaduras, fungos e infiltrações em hospitais públicos

Vídeo gravado no Hospital de Messejana - com lagartixa e infiltrações nas paredes de centro cirúrgico %u2014 é, para o Sindicato dos Médicos, retrato do caos da saúde pública de Estado e Município
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Após cirurgia de revascularização do miocárdio, conhecida como ponte de safena, médico mostra fungos, rachaduras próprias de infiltrações e uma lagartixa na sala onde o procedimento foi realizado. O vídeo foi gravado esta semana, no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, por médico que não quis ser identificado. Junto a isso, escorpiões “encontrados diariamente” nos Gonzaguinhas e paredes seguradas por estacas no Gonzaguinha do José Walter, segundo denúncia do Sindicato dos Médicos do Ceará, são exemplos do caos da saúde pública no Estado e no Município.

[SAIBAMAIS]

“A regra hoje é trabalhar nos hospitais da rede pública municipal e estadual em condições precárias de salubridade. O agravante é que eu recebi um vídeo novo em que foi encontrado um gato dentro da sala cirúrgica de cardiologia de Messejana. A cirurgia não foi feita porque tinha um gato dentro da sala. Esses animais entram por frestas na parede’, relata Mayra Pinheiro, presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará. O POVO não teve acesso ao vídeo citado por ela.

[QUOTE1]

À precariedade estrutural das unidades se soma a suspensão de cirurgias cardíacas em hospitais da rede privada credenciada ao Sistema Único de Saúde (SUS). Essa interrupção no atendimento tem superlotado o Hospital de Messejana, segundo o Conselho Regional de Medicina do Ceará (Cremec).


Como O POVO noticiou quinta-feira, 21, o órgão enviou ofício ao Governo do Estado demonstrando preocupação com o crescimento do número de pacientes na unidade, referência no diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas. “O Messejana não tem condições de dar vazão a todos esses procedimentos. Já temos uma fila imensa, vários pacientes ficam nas enfermarias do hospital durante dias porque não conseguem fazer a cirurgia e não podem voltar para casa porque são pacientes graves”, destaca Mayra, salientando também que a entidade repassou ofício a deputados listando problemas da rede pública de saúde.


Reparos


A assessoria da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) informou, por meio de nota, que “a sala 1 do Centro Cirúrgico do Hospital de Messejana está passando pelos reparos necessários. O material para execução da obra já havia sido adquirido”.


“A diretoria administrativa, juntamente com a equipe do centro cirúrgico, avaliou uma data para que pudesse ser realizada a reforma, sem prejudicar a alta demanda de cirurgias programadas no hospital. As salas do Centro Cirúrgico são higienizadas diariamente, contam com telas de proteção e passam por dedetização regular”, declara a Sesa.


O coordenador dos Hospitais e Unidades Especializadas da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Romel Araújo disse desconhecer a existência de estacas servindo de escoras no Gonzaguinha do José Walter, mas admite haver infiltrações na sala de parto que necessitam de reforma. “Nesta quarta, foi liberada ordem de serviço para reforma que deve começar logo. Lá será feita a troca da cobertura e a obra está orçada em R$ 190 mil”, detalha. Sobre os escorpiões que teriam sido vistos nos Gonzaguinhas, o gestor afirma não ter havido relato por parte das direções das unidades.


Ele informa que os Frotinhas de Messejana e do Antônio Bezerra, além do Hospital Nossa Senhora da Conceição, estão passando por reformas estruturantes que têm prazo de finalização em dezembro, outubro e novembro, respectivamente. (Colaborou Lucas Braga)

 

Saiba mais


Sobre a suspensão dos contratos das unidades privadas que realizam cirurgia cardíaca por meio de credenciamento no SUS, a SMS informou que “as cirurgias cardiovasculares ofertadas pelo SUS estão sendo realizadas no Hospital de Messejana”.

 

“A SMS esclarece que os serviços disponíveis para o SUS estão normalizados e em fase de ampliação, através de chamamento público, que está andamento, para áreas diversas, incluindo a cardiologia”, informou a assessoria, por meio de nota.

O que você achou desse conteúdo?