Logo O POVO+
Professor da rede municipal terá centro de formação e assistência
Cotidiano

Professor da rede municipal terá centro de formação e assistência

A Academia do Professor vai funcionar no antigo prédio da Escola Brasil, no Centro, e deve reunir programas de capacitação, assistência à saúde, esporte e pesquisa
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

 

A Academia do Professor — centro de formação e assistência aos profissionais da rede municipal de ensino em Fortaleza — será entregue no primeiro semestre do próximo ano. A garantia foi dada pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT), na tarde de ontem, em auditório da Assembleia Legislativa do Ceará, antes da posse de 288 novos diretores de escola. Situado na antiga sede da Escola Brasil, no Centro, o equipamento deve consolidar o que o prefeito chama de “grande programa de qualificação de professores”.

 

De acordo com a secretária municipal da Educação, Dalila Saldanha, que acompanhou RC na posse, a Prefeitura já tem executado uma política de formação e valorização dos profissionais, que será aprimorada com a criação do espaço de assistência — cuja obra, orçada em aproximadamente R$ 4 milhões, foi iniciada em 2015 e tinha prazo de dez meses para ser concluída.


Em seus discursos, Roberto Cláudio e Dalila dizem que o investimento no professor estimula a melhoria dos índices de aprendizagem dos alunos da rede. A academia “agregará cursos de formação, assistência à saúde, esporte, pesquisa. Um conjunto de serviços de apoio à atividade didática”, resumiu o prefeito.


Indicadores do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece) mostram que, neste ano, de quase 300 escolas municipais avaliadas, 195 tiveram bons resultados de alfabetização. O prefeito comemorou o avanço ciente da necessidade de melhorar e afirmou que a meta é chegar a 100% das unidades com todas as crianças alfabetizadas. “Isso depende, também, de bons gestores”, falou aos novos diretores.

[QUOTE1]

Para progredir, o prefeito afirmou ainda que a pasta deve focar em três vertentes: “garantir que todas as escolas ensinem a ler e a escrever na idade certa, abrir seis mil novas vagas de creche e duplicar as vagas de tempo integral”, enumerou.


Érica Vanessa dos Santos Silva, 35, recém-empossada diretora da Escola Municipal Dolores Alcântara, no Autran Nunes, diz que professores da rede têm formações contínuas. Ela vê “com bons olhos” a construção de espaço exclusivo para o profissional, uma vez que o apoio é “necessidade”.


Já Adriano Nascimento da Silva, 39, cujo mandato como diretor da Escola Municipal Terezinha Ferreira Parente, na Lagoa Redonda, foi prorrogado até 2020, disse que a garantia dos bons resultados nas pesquisas depende, também, de um esforço coletivo diário para garantir a permanência dos jovens no caminho da educação. Ele testemunhou: “como é uma escola do sexto ao nono (ano), não é uma creche, a gente tinha o desafio de trazer o adolescente, uma vez que a comunidade não tem muitos equipamentos que ele possa usufruir”.

O que você achou desse conteúdo?