Logo O POVO+
Inscrições para bolsas vão até amanhã
Cotidiano

Inscrições para bolsas vão até amanhã

Universitários egressos da rede pública de ensino do Ceará podem receber benefício de um salário mínimo mensalmente
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Termina amanhã o prazo para inscrições para bolsas destinadas a estudantes universitários oriundos de escolas públicas. Criado este ano pelo Governo do Ceará, o programa AvanCE - Bolsa Universitário pagará seis salários mínimos para mil estudantes de nível superior.


São R$ 5.622, em seis ou doze parcelas, investidos pelo Governo do Estado em estudantes que estudaram todo o Ensino Médio em escola pública e são, comprovadamente, de baixa renda, membros de família beneficiária do Bolsa Família. É necessário ainda ter nota média geral igual ou superior a 560 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 ou 2016 e estar no primeiro ano da graduação.


Estudantes de faculdades particulares também podem participar, ainda que favorecidos pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) ou Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A nota do Enem é critério geral de ranqueamento.


Prorrogação


Inicialmente, as inscrições terminariam no último dia 14 de setembro.

Porém, o número de inscrições inferior ao esperado fez a Secretaria da Educação do Estado (Seduc) prorrogar o prazo por duas semanas.


No prazo original, parte dos estimados cinco mil estudantes aptos à concorrência não se inscreveram, segundo Rogers Mendes, coordenador de Gestão Pedagógica da Seduc.


“Como iniciativa de primeiro certame, a gente tem dificuldade de mobilização. Não queremos tirar a oportunidade de acessar esse presente por falta de conhecimento”, justificou Rogers, ao justificar a ampliação do prazo.


A lei de criação do programa foi sancionada no dia 15 de agosto pelo governador Camilo Santana (PT). A manutenção do estudante durante os primeiros semestres da graduação é a principal motivação apontada pelo governo para a iniciativa. A dificuldade é maior para quem passa para cursos superiores fora da cidade onde vivem ou mesmo fora do Estado. Nesses casos, a desistência muitas vezes ocorre por falta de condições para se manter.


“Muitos que entram não conseguem se firmar, principalmente se querem concorrer a vagas em universidades de outros estados”, completa Rogers.

Segmentos sociais


Das mil bolsas a serem pagas em 2017, 120 são reservadas a negros, 20 a índios, 20 a quilombolas e 40 a pessoas com deficiência. A solicitação da bolsa deve ser feita exclusivamente via internet, no site do AvanCE, mediante preenchimento de formulário eletrônico. O resultado final da seleção será divulgado no dia 16 de outubro.

O que você achou desse conteúdo?