Logo O POVO+
Com simulação de espaço ocupado por modais, Prefeitura conscientiza
Cotidiano

Com simulação de espaço ocupado por modais, Prefeitura conscientiza

A rua Barbosa de Freitas, na Aldeota, foi interditada e ocupada por 50 pessoas: num primeiro momento em carros, depois em bicicletas e, em seguida, num ônibus. Ação busca incentivar formas alternativas de deslocamento
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO3][FOTO1]

A forma como as pessoas escolhem se deslocar pela cidade pode fazer toda diferença no planejamento urbano. E a Prefeitura de Fortaleza demonstrou isso ontem, no Dia Mundial Sem Carro, testando como acomodar 50 pessoas em automóveis, bicicletas e ônibus. A rua Barbosa de Freitas, entre a avenida Santos Dumont e a rua Maria Tomásia, foi interditada para receber a intervenção.

[SAIBAMAIS] 

No início da manhã, os 33 carros foram distribuídos na via, ocupando os 400 m² do trecho do quarteirão. Em seguida, todos os condutores e passageiros se acomodaram num ônibus coletivo, de 36 m². As mesmas pessoas, se resolvessem usar bicicletas, ocupariam espaço de 100 m². A pé, 50 m².

[QUOTE1]

“Bicicletas e ônibus ocupam menos espaço e transportam a mesma quantidade de pessoas. No caso do ônibus até mais que carros. Num ambiente urbano adensado, isso demonstra a necessidade de aproveitar melhor o espaço”, ressaltou Arcelino Lima, superintendente da Autarquia Municipal do Trânsito e Cidadania (AMC).

[FOTO2]

A iniciativa foi desenvolvida em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global. Segundo Dante Rosado, coordenador da entidade, a intenção é que a população reflita sobre os meios de transporte que utiliza. “Além de incentivar formas de transporte mais sustentáveis”, disse.


Serviços


Enquanto a simulação era realizada, foram ofertados serviços públicos, como emissão de Bilhete Único e Cartão do Idoso, além de credenciamento de estacionamento especial. Também houve distribuição de mudas e orientações de saúde. Agentes da AMC ainda promoveram atividades educativas sobre segurança viária.


Curiosa com a movimentação incomum na rua, a corretora de imóveis Conceição Franklin, de 51 anos, foi assistir à intervenção. Para ela, esse tipo de ação é importante para conscientizar a população a deixar o carro em casa. “Fortaleza é uma cidade plana em que as pessoas circulam muito. Precisamos de mais investimento, principalmente, num sistema de ônibus que possa suprir a necessidade do povo para evitar congestionamentos”, comentou.

O que você achou desse conteúdo?