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Avião lendário da Lufthansa deixará Fortaleza amanhã
Cotidiano

Avião lendário da Lufthansa deixará Fortaleza amanhã

Abandonado em um "cemitério" de aviões em Fortaleza, Boeing da Lufthansa retorna à Alemanha nesta sexta-feira, transportado aos pedaços em dois aviões russos
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*matéria corrigida dia 21/9/2017, às 19h40min

Hoje e amanhã, pousam no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, dois “gigantes” da aviação civil com a missão de repatriar para a Alemanha o lendário Boeing 737-200, da Lufthansa. Na primeira meia hora desta quinta-feira, o Ilyushin — de 55,4 metros de comprimento e 60,10 metros de envergadura — estará aterrissando. E, na sexta-feira, por volta da 00h30min, será a vez do Antonov AN-124 Ruslan, com 69,9 metros de tamanho e 73,3 metros de arqueamento.


Segundo Hans-Jürgen Fiege, cônsul honorário da Alemanha para o Ceará/Piauí/Maranhão, se tudo ocorrer dentro do previsto pela Infraero e os engenheiros da Lufthansa, o Boeing deixará a capital cearense nos dois aviões às 15 horas de amanhã. O destino é Friedrichshafen — uma cidade turística, às margens do Lago Bodensee e que faz fronteira com Áustria e Suíça.


O 737-200 será exposto no Museu Aeropespacial Friedrichshafen como ícone de um esforço contra o terrorismo.


Há 40 anos


Entre os dias 13 e 18 de outubro de 1977, o Boeing 737-200 foi sequestrado por terroristas da Frente Popular para a Libertação da Palestina (FPLP), que exigiam dinheiro e a libertação dos líderes do grupo de extrema esquerda alemão Baader-Meinhof ou Fração do Exército Vermelho. O episódio ficou conhecido como Outono Alemão.


O voo 181 Lufthansa, com itinerário Palma de Mallorca-Frankfurt, levava 86 passageiros e cinco tripulantes. Após os cinco dias de agonia entre aeroportos de três continentes e a execução do piloto Jürgen Schumann, a polícia alemã invadiu o avião, matou três sequestradores, feriu uma terrorista e resgatou todos os passageiros e quatro tripulantes.

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E como o Boeing 737-200 veio parar em Fortaleza? Em 2002, a empresa cearense TAF Linhas Aéreas comprou a aeronave da Transmile Air Services. Por causa de pendências financeiras e judiciais, a TAF foi obrigada a abandoná-lo em um “cemitério” de aviões no aeroporto Pinto Martins.


Quarenta anos depois do sequestro, o 737-200 regressa como símbolo desse capítulo da história alemã. O Boeing, desmontando durante este mês, será transportado pelos dois cargueiros de fabricação russa. O “charuto” do avião (o corpo central), as asas e os lemes seguem no Antonov. Já o trem de pouso, turbinas, poltronas e outras peças em três contêineres vão de Ilyushin para o continente europeu.

 

 

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