Logo O POVO+
Ações educativas usarão óculos que simulam visão de bêbado
Cotidiano

Ações educativas usarão óculos que simulam visão de bêbado

Óculos testados por repórter do O POVO têm filtro nas lentes que simula visão de pessoa que consumiu 11 cervejas. Novo equipamento será usado em ações educativas da AMC em Fortaleza
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

Não só pela visão turva, sensação de tontura ou pelo andar trôpego, foi desafiadora a experiência de caminhar com óculos simuladores de embriaguez. Eu e outras dezenas de participantes do Painel de Segurança Viária, experimentamos, na manhã de ontem, os equipamentos que serão usados em ações da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). O teste, parte da Semana da Mobilidade de Fortaleza, ocorreu na Escola de Mobilidade Urbana, no bairro Dionísio Torres.

 

Doados à Prefeitura pela Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, os óculos têm, nas lentes, algo como um filtro que permite simular a visão de uma pessoa que consumiu álcool equivalente a 11 garrafas long neck de cerveja. Mas nem precisaria tanto, afinal, beber apenas um copo de cerveja pode aumentar em três vezes o risco na direção.


Após caminho reto preparado com cones, o objetivo do teste era, com os óculos, acertar uma bola no cesto. Mas, com má percepção de distâncias, visão duplicada e campo sensorial reduzido, difícil era não tropeçar nos obstáculos, caminhar em linha reta e ainda alcançar um alvo. Impossível não imaginar como dirigir ou guiar uma moto nesta situação. Mas tem gente que teima. Só nas blitze realizadas no mês passado na Capital, foram 22 condutores flagrados dirigindo sob
efeito de álcool.

[FOTO2]

“A gente quer despertar a sociedade para este problema, que não só depende do poder público para resolver”, defendeu Luiz Alberto Sabóia, secretário-executivo da Conservação e dos Serviços Públicos (SCSP).


A alcoolemia ao volante é apenas um dos problemas de segurança viária combatidos pelas campanhas que a Prefeitura promete intensivar neste semestre. O não uso ou uso incorreto de itens de segurança e excesso de velocidade estão entre os fatores de risco apontados pela ONU como as principais causas de morte no trânsito.


 

Velocidade


Foi instituído ontem, ainda, o Conselho Municipal de Segurança Viária. Representantes de diversas entidades da sociedade civil discutiram dados sobre os acidentes de trânsito em Fortaleza. Entre eles, o desrespeito aos limites de velocidade. A tentativa da Prefeitura, conforme Luiz Alberto Sabóia, é estimular o respeito aos limites de 40 km/h nas vias secundárias e 30 km/h nas locais. “Seria um grande avanço. A alteração desses limites pode ocorrer em locais críticos, onde há muitos acidentes”, antecipou.

 

Serviço

 

Uma das blitze educativas da AMC nos bares com os óculos ocorre amanhã, no Mercado dos Peixes

Horário: a partir das 19h30min

Endereço: avenida Beira Mar, 4670, Mucuripe

O que você achou desse conteúdo?