Logo O POVO+
Ação leva alegria a crianças em tratamento de câncer
Cotidiano

Ação leva alegria a crianças em tratamento de câncer

Empresa de energia fez doação de R$ 30 mil ao Centro Pediátrico do Câncer. Para celebrar a boa notícia, foi oferecido um dia de lazer para as crianças assistidas pela Associação Peter Pan
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

 


A paciente Maria Alice, de 4 anos, estava numa alegria só. Enredava-se com os palhaços enquanto aguardava a sessão de quimioterapia, no salão de espera do Centro Pediátrico do Câncer (CPC), no bairro Vila União. Ela e cerca de outras 70 crianças de até 10 anos que passaram pela instituição para o tratamento diário participaram, na manhã de ontem, de um dia de lazer com música, brincadeiras e lanche.


Para a presidente da Associação Peter Pan, Olga Freire, a iniciativa pode trazer novas perspectivas aos pacientes. “A ciência já constatou que a alegria é essencial para o processo de cura”, explana. A ação foi promovida pela empresa de energia Eneva, que doou R$ 30 mil de recursos do imposto de renda para a instituição. De acordo com Olga, o valor será usado para as obras de expansão do CPC, quando liberado pelo Estado.

[QUOTE1]

A ampliação da unidade, que é um anexo do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), vai auxiliar no atendimento das demandas da Capital, de Juazeiro do Norte e de Sobral. Serão construídos 24 leitos de enfermaria, sendo dois para cuidados paliativos, três leitos de UTI, centro cirúrgico para cirurgias de grande porte e espaço de convivência com área infantil. A obra deve ser concluída em fevereiro do próximo ano.


Atividades recreativas


Depois de 11 meses em tratamento contra a leucemia no Centro Pediátrico do Câncer, a Maria Alice estava lá para o último ciclo de quimioterapia. Para a mãe dela, a professora Ligia Vieira, de 31 anos, as atividades recreativas realizadas na unidade de saúde significam uma nova forma de aprendizado durante o tratamento. “Como muito deles não começaram a estudar ou param para se tratar, isso faz com que eles continuem estimulando a coordenação motora e o contato com o lúdico”, enumera Ligia Vieira.

O que você achou desse conteúdo?