Logo O POVO+
Boxes em mercados públicos sorteados entre feirantes da José Avelino
Cotidiano

Boxes em mercados públicos sorteados entre feirantes da José Avelino

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

 

Antigos feirantes da rua José Avelino participaram, na tarde de ontem, do segundo sorteio para ocupar 522 boxes em mercados públicos de Fortaleza. A escolha foi realizada no ginásio Paulo Sarasate. As vagas foram disponibilizadas pela Prefeitura de Fortaleza no Centro Comercial dos Pequenos Negócios (Beco da Poeira) e no Mercado São Sebastião. Elas se destinam a pessoas que, comprovadamente, não têm condições financeiras para comprar ou alugar boxes particulares.

 

Na primeiro sorteio, realizado em maio, antes da desocupação da rua, foram ofertadas 326 boxes, mas nem todos foram ocupados. A Secretaria Regional do Centro alegou baixa procura dos vendedores. Para esta vez, 2.037 feirantes se cadastraram na Regional, entre maio e junho.


Os feirantes sorteados devem apresentar documentos na Prefeitura que comprovem a falta de condições para aquisição ou aluguel de boxes. Entre os critérios, eles não podem ter outra fonte de renda nem receber benefícios sociais; não podem ser permissionários de outros mercados públicos e ter isenção da declaração do imposto de renda.


Ednoilde Gonçalves, 45 anos, foi uma das contempladas no sorteio de ontem. Feirante há oito anos da rua José Avelino, ela diz que um box no mercado público de Fortaleza dará a segurança que não tinha na informalidade. “É uma coisa mais certa. Não tem nada melhor do que ter tranquilidade para trabalhar”, afirmou.


No local do sorteio, alguns feirantes reconheceram que ainda frequentam a rua para tentar vender, mesmo após terem sido expulsos em maio, quando a Prefeitura iniciou obras na região. O secretário-executivo da Regional do Centro, Paulo Gomes, reconhece o problema. “A gente sabe que a situação econômica do País é complicada. As pessoas precisam, sim, procurar um espaço adequado. Nós temos que fazer essa fiscalização, orientando que elas procurem esses locais adequados”, disse.


O secretário-executivo não garantiu se novos sorteios de boxes serão realizados ainda neste ano. (Rômulo Costa)

O que você achou desse conteúdo?