Logo O POVO+
Por que a Praia da Leste tem atraído tantos visitantes
Cotidiano

Por que a Praia da Leste tem atraído tantos visitantes

O estigma da violência ainda afasta os banhistas. Mas, por causa do surfe, cada vez mais aquele trecho de mar tem ganhado adoradores
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Frequentada e querida pelos moradores das proximidades, a Praia da Leste, mais a oeste da orla de Fortaleza e ladeada pela avenida Leste Oeste, é um recanto cujos atrativos são quase que desconhecidos de parcela significativa da população. Mas a vocação de suas águas para o surfe tem mudado isso.

[SAIBAMAIS]

Nascido e criado no Pirambu, onde aprendeu a pegar onda, o surfista profissional e professor Wilton Silva, 32, o Itim, reúne uma turma de 40 alunos — gente de vários bairros da Cidade que deixaram de lado alguns preconceitos para aprender a surfar na Praia da Leste. E a turma tem crescido cada vez mais.


“Aqui, de todo jeito é bom. Com a maré alta ou no período de ressaca (de outubro a março) tem altas ondas. E também é um mar perfeito para iniciante: não é profundo, não tem pedra, correnteza, os intervalos entre as ondas é longo, dá pra entrar remando sem tomar muita onda na cabeça e surfar com fluidez”, enumera a série de atributos que fazem com que a praia tenha ganhado o nome de Mãe Leste. “É que ela
tudo ensina”.


Há um mês, a arquiteta Joana Meireles, 24, foi acompanhar uma amiga e se apaixonou pelo lugar. “É completamente diferente do que eu achava, principalmente em relação à violência. A gente chega aqui às 5h da manhã e fica super à vontade. Eu moro praticamente do lado da Praia do Futuro, se fosse de pensar, era mais fácil ir lá. Mas eu me sinto em casa é aqui. A gente se sente abraçado”, conta.


A opinião e a experiência é partilhada pelo grupo de amigas, a engenheira eletricista Clarisse Albuquerque, 25, a educadora física, Andréa Girão, 28, e a administradora Priscila Silva, 28, que guardavam certo receio em ir até a Leste. “A unanimidade é que todo mundo que não conhece vem e se surpreende”, garante Andréa.


Morador do Pirambu e aluno de Itim, o técnico em refrigeração Sandro Régis, 40, relata que houve um período em que eram mais comuns casos de violência na área. “Mas já passou. Nunca mais ouvi isso aqui de roubo, assalto, violência. A praia vive cheia de gente e, quanto mais vem, seja pro surfe ou pras barracas, melhor”, opina. “A frequência do meninos tem ajudado a mudar essa visão”, acredita Itim.


Outro ponto que acaba por afastar as pessoas da Leste é a ideia de mar sujo, por conta do cheiro ruim que pode ser sentido da avenida. A verdade é que nas proximidades existe uma estação da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), mas isso não afeta a qualidade da água do mar. O boletim da balneabilidade das praias divulgado pela Superintendência do Meio Ambiente mostra que, justamente no trecho da Praia da Leste, o mar está próprio para banho.


Na areia, o visitante percebe que os odores se dissipam, e a água só tem cheiro de mar. “O cheiro pra quem passa na frente não é tão agradável, e a gente pensa que o mar não é limpo, mas é completamente o contrário”, garante a empresária e aluna de surfe Carine Dutra, 26.

 

Multimídia

No site www.surfguru.com.br, é possível escolher a praia, ver como está a maré e decidir qual a melhor hora para pegar onda.

O que você achou desse conteúdo?