Logo O POVO+
Grupo coleta lixo antes de começar a surfar
Cotidiano

Grupo coleta lixo antes de começar a surfar

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Um movimento comum de quem se apaixona por algo é o cuidar. Muitos dos que surfam na Mãe Leste chegam um pouco antes e limpam a praia.

“A gente traz uma sacolinha, cata o que tiver de garrafa, faz uma limpeza.

Já que a gente usa, a gente preza pelo bem dela”, conta a arquiteta
Joana Meireles.


A iniciativa dos visitantes faz com que outras pessoas também lancem olhares de apreço pela praia. “Tá comovendo os barraqueiros, o pessoal da comunidade que vem caminhar aqui cedo. Porque estão vendo a gente fazer, outras pessoas agora também limpam, também protegem”, acredita Itim Silva. O professor reclama que ao lado da praia, no espigão, são constantes os caminhões que jogam entulhos — de resíduos de construção a podas de árvores. O acúmulo é constante e preocupa o grupo de surfistas.


Questionada, a Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) informa que realiza “trabalho sistemático de educação ambiental por meio da coleta, limpeza de pontos de lixo e conscientização da população, que é um fator determinante para manter a cidade limpa”. O órgão acrescenta que as coletas são realizadas em parceria com a Sociedade Comunitária de Reciclagem de Lixo do Pirambu (Socrelp), vinculada ao Programa Reciclando Atitudes. A Seuma ainda cita o Ecopolos, que teve o piloto testado na avenida Leste Oeste. Já a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) diz que realiza ações contínuas com grandes geradores de resíduos.

O que você achou desse conteúdo?