Logo O POVO+
Aplicativo identifica praias balneáveis
Cotidiano

Aplicativo identifica praias balneáveis

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

Banhistas no Ceará terão mais um meio de identificar praias próprias para banho. Nesse período de férias e muito mar, um aplicativo lançado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) identifica a balneabilidade das praias de todo o Estado e traça as melhores rotas até o destino escolhido. A ferramenta foi lançada na tarde de ontem na sede da Semace e está disponível gratuitamente para Android.


“O aplicativo reúne os três boletins (Fortaleza, Região Metropolitana e o restante do Estado)”, cita o diretor de Tecnologia da Informação da Semace, Ítalo Solon. “Se o usuário estiver em Fortaleza, ele consegue ver como está a situação do Icaraí e o aplicativo consegue traçar uma rota até essa praia”, detalha.


Ele explica que o desenvolvimento da plataforma se deu por técnicos da instituição em uma parceria gratuita com o Google Maps, o que permite traçar a rota para a praia escolhida com carro, a pé, com trasporte coletivo ou de bicicleta.

Balneabilidade


“Analisamos coliformes termotolerantes de 31 pontos das praias de Fortaleza e outros 34 no restante do Estado”, explica Maíra Brandão, gerente de Monitoramento da Semace. De acordo com ela, o parâmetro é a quantidade de coliformes fecais, que é o que indica a presença de esgoto nessas áreas. Para ser considerado impróprio, o ponto de banho deve conter no mínimo 1.000 coliformes termotolerantes a cada 100 ml de amostra durante cinco verificações seguidas.


De acordo com Ítalo Solon, até o fim do ano, o aplicativo deve estar disponível para iOS. Outros serviços como feed de notícias e denúncias serão incluídos. A ferramenta está disponível na PlayStore.

 

Serviço

 

Para baixar

O interessado deve acessar a loja da Google Play, buscar o aplicativo Semace e clicar no botão Instalar. O serviço é gratuito.

O que você achou desse conteúdo?