Logo O POVO+
Resíduos de construção civil são maioria nos pontos de lixo da Cidade
Cotidiano

Resíduos de construção civil são maioria nos pontos de lixo da Cidade

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Os resíduos da construção civil ainda são maioria nos mais de mil pontos de lixo espalhados por Fortaleza. Conforme levantamento feito em 2014, eles representam 66% do volume deixado em calçadas e vias. A meta da Prefeitura para o segundo semestre deste ano é que, cada Secretaria Regional consiga eliminar pelo menos 20 pontos de lixo. Tarefa difícil.

 

A política municipal que implementou a necessidade do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) a grandes geradores já exibe resultado. É o que garante o titular da Secretaria da Conservação e dos Serviços Públicos (SCSP), João Pupo. “Hoje, há respeitabilidade sobre a fiscalização. Evoluímos demais, geramos cerca de sete mil solicitações de empresas pelo PGRS”, avaliou. Um dos próximos passos da gestão será escolher e licenciar, em 2018, três terrenos que possam abrigar usinas de reciclagem desses resíduos da construção civil. A ação seria fruto de Parcerias Público-Privadas (PPPs).


É o grande desafio atualmente, afirma João Pupo. O objetivo é criar uma cadeia produtiva que consiga fazer com que os resíduos sejam utilizados, por exemplo, em obras públicas e privadas.


Entretanto, ainda será preciso vencer as barreiras da destinação inadequada. “Temos vídeo de uma construtora que quando o fiscal passava via os contêineres sempre limpos e o PGRS em dia. Ele desconfiou e um dia passou uma manhã observando. Constatou que um transportador clandestino levava o resíduo para um local desconhecido”, contou o titular da SCSP. Existem hoje 21 empresas cadastradas para executar esse serviço e outras três em processo de cadastramento.


Ainda conforme João Pupo, no passado, a maioria dos resíduos de construção civil que chegava ao aterro sanitário era coletado pela Prefeitura. “Hoje isso se inverteu, a maioria vem da iniciativa privada”. Parte das estratégias da Prefeitura em relação à coleta seletiva incluirá, no segundo semestre, um modelo que envolve mídias sociais e novas tecnologias para estimular a coleta residencial.

O que você achou desse conteúdo?