Logo O POVO+
RC anuncia 20 mil ligações de esgotamento sanitário entre 2018 e 2024
Cotidiano

RC anuncia 20 mil ligações de esgotamento sanitário entre 2018 e 2024

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Cerca de 20 mil ligações gratuitas com o sistema de esgotamento sanitário deverão ser feitas até 2024 em Fortaleza. A ação, porém, está programada para começar apenas em 2018, e visa colaborar com a balneabilidade da orla da Capital. Em maio, a Praia do Futuro esteve por duas semanas com todos os pontos impróprios para banho.

 

A Prefeitura anunciou, ontem, o Projeto Fortaleza Cidade Sustentável, que atuará nos eixos: áreas verdes, água, poluição e biodiversidade. Dentro dele, o projeto Águas da Cidade, que além das ligações de esgoto, pretende fiscalizar mais imóveis, monitorar com vídeo algumas estações de drenagem e captação de drenagem em tempo seco (que eliminará grandes fontes de poluição).


O projeto contempla ainda a continuidade da urbanização do Parque Rachel de Queiroz e a ampliação da coleta seletiva. Serão cerca de US$ 146 milhões investidos das ações ambientais. Um financiamento junto ao Banco Mundial (Bird), de US$ 73 milhões, negociado desde 2015, foi aprovado no último mês. A assinatura do contrato, entretanto, deverá ocorrer apenas no ano que vem.


“Fomos cobrados pelo Bird a divulgar as ações e discutir o projeto com a população e as organizações de meio ambiente antes de ser implementado”, afirmou o prefeito Roberto Cláudio durante o lançamento. Conforme a titular da Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Águeda Muniz, o projeto faz parte das políticas ambientais pensadas para a Cidade.


Saiba mais


Outras ações inseridas no projeto são criação de governança para elaboração de projetos e formação de equipe para montagem de ações consorciadas.

 

Audiências públicas deverão ser realizadas para discutir as ações do projeto.

 

Durante coletiva de ontem, a Prefeitura anunciou ainda a revisão do Plano Diretor de Fortaleza para o ano de 2016.

 

Conforme a titular da Seuma, Águeda Muniz, esse processo terá como base o Projeto Fortaleza 2040.

 

O que você achou desse conteúdo?