Logo O POVO+
Quatro suspeitos são mortos durante ação policial em Aquiraz
Cotidiano

Quatro suspeitos são mortos durante ação policial em Aquiraz

Segundo a Polícia, o grupo pretendia matar chefe do tráfico do Lagamar e a família dele. DHPP investiga se criminosos têm relação com chacina
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Quatro pessoas foram mortas durante tiroteio em uma operação da Polícia Civil, na madrugada de ontem, na localidade de Tapera, em Aquiraz (Região Metropolitana de Fortaleza).

[SAIBAMAIS] 

A ação terminou ainda com três presos — um dos quais chegou a ser baleado — e a apreensão de uma metralhadora 9 milímetros, um fuzil americano calibre 762 e uma escopeta cano duplo calibre 12. A Secretaria da Segurança (SSPDS) não divulgou os nomes e os antecedentes dos mortos. Detalhes da operação foram dados em entrevista coletiva ontem à tarde.


De acordo com o chefe do do Departamento de Policiamento da Capital, delegado Pedro Viana, a Polícia descobriu que grupo criminoso do Conjunto Tasso Jereissati planejava matar João Presinha e os familiares dele. Presinha seria o chefe do tráfico da comunidade vizinha, o Lagamar, e costuma ir com a família a sítio em Aquiraz. A Polícia fazia cerco no sítio e, conforme o delegado, flagrou o momento em que o grupo rival chegou para atacar Presinha e a família, na madrugada.


Pedro Viana disse que possuía conhecimento do sítio pois, em 2014, quando era titular da antiga Delegacia de Narcóticos (Denarc), prendeu o traficante.


“Fomos desenvolvendo a investigação e realizando campana no entorno da residência. Flagramos o momento em que a quadrilha chegava em quatro veículos, um deles roubado, para invadir o local”, detalhou. Eram 12 homens, diz.


Segundo Pedro Viana, as equipes se identificaram como sendo da Polícia e as viaturas exibiam sinalização luminosa. “Houve a voz de comando, mas efetuaram disparos contra as nossas equipes. Nós revidamos. Quatro morreram na hora e um quinto se embrenhou no mato e, após um cerco, conseguimos prendê-lo”, disse. O preso é José Nailson Santos de Melo, 25, o Capetinha. Conforme a SSPDS, ele já responde por homicídios e porte ilegal de arma de fogo.


Viana ainda diz que, quando a Polícia entrou na residência do sítio, Presinha e a família já não estavam no local.


Fuga

De acordo com o delegado, outra parte do grupo que tentou o ataque fugiu em direção à Prainha e roubou o veículo de uma mulher. “Todos saíram do mato de coletes e fuzis, um deles baleado, tomaram o veículo de assalto e abandonaram na Sapiranga”. Na tarde de ontem, um homem que apresentava ferimento a bala foi preso neste bairro com uma mulher. Conforme o delegado, o casal tentou subornar os policiais com R$ 4 mil e duas armas, mas, Thiago Nogueira, de 21 anos, e Tomázia Costa Cadete, 18, foram presos.


Chacina

Segundo o secretário da Segurança Pública, André Costa, a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) está investigando se o grupo é o mesmo responsável pela chacina do Porto das Dunas, que deixou seis mortos no sábado, 3, e pelo triplo homicídio do domingo anterior, 28 de maio, em que o padrasto, a mãe e a esposa de um detento foram executados em Horizonte. Será realizado exame de balística para identificar se o armamento é o mesmo.

 

Números

 

12 homens chegaram, em quatro carros, durante a campana da Polícia

O que você achou desse conteúdo?