Logo O POVO+
Pedestre pode atravessar fora da faixa?
Cotidiano

Pedestre pode atravessar fora da faixa?

Transeunte só deve passar fora da faixa se ela estiver a mais de 50 metros de distância
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

Muitas vezes, os pedestres se distanciam da faixa para tentar atravessar avenidas, como conta o estudante Tailson Oliveira, 19. “Atravessar longe do sinal é mais fácil. É complicado atravessar aqui porque o sinal é muito rápido. Tem que ficar no meio para passar”, considera ele sobre a travessia das faixas próximo ao cruzamento das avenidas Silas Munguba e Bernardo Manuel — continuação da avenida Expedicionários.

 

Para a aposentada Alba Gomes, 75, a solução é “andar mais ligeiro”. “Tenho medo, mas é o jeito”, admite. No entanto, a orientação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é que o transeunte só realize a travessia fora da faixa quando não houver semáforo ou faixa específica para pedestres a até 50 metros do local.


Os motoristas, por sua vez, reclamam quando a faixa não é utilizada pelos transeuntes. “Eu reduzo, mas acho que muito pedestre não usa a faixa, muita bicicleta não usa a ciclofaixa. A prefeitura gasta dinheiro pra fazer e o pessoal não usa. E as pessoas atravessam no meio dos carros, o pedestre só usa se já estiver perto”, reclama a motorista de Uber, Sandy Ximenes, 29.


Risco de colisão

Outra preocupação dos motoristas é que a proximidade de outros carros possa provocar acidentes. “Se o sinal estiver aberto e você reduzir, alguém bate atrás”, opina a empresária Denise Feijó, 31. “É preciso ter bom senso para garantir que pedestres e veículos tenham visibilidade um do outro e que o veículo possua velocidade que permita parar com segurança sem colocar em risco o pedestre”, orienta, em nota, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). (Ana Rute Ramires/especial para O POVO)

 

Saiba mais

De acordo
com o artigo 70 do capítulo IV do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), “os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica, onde deverão ser respeitadas as disposições deste Código. Nos locais em que houver sinalização semafórica de controle de passagem será dada preferência aos pedestres que não tenham concluído a travessia, mesmo em caso de mudança do semáforo liberando a passagem dos veículos”.

Existem quatro faixas em “x” em Fortaleza. Elas estão instaladas nos cruzamentos das avenidas Historiador Raimundo Girão x Monsenhor Tabosa; 13 de Maio X da Universidade; Santos Dumont X Desembargador Moreira; e Ministro Albuquerque Lima X C.  

O que você achou desse conteúdo?