Logo O POVO+
200 pontos de lixo devem ser desfeitos até o fim do ano em Fortaleza
Cotidiano

200 pontos de lixo devem ser desfeitos até o fim do ano em Fortaleza

De acordo com a Seuma, a retirada dos resíduos é acompanhada de ações de conscientização e fiscalização no entorno dos locais
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

 

Quando a professora Maria de Jesus Uchôa, 49, foi morar nas proximidades do açude Jangurussu, há cerca de 14 anos, o lixão da rua Paraisópolis já estava instalado. O local é um dos 40 pontos de lixo que foram requalificados ou estão nesse processo. Até o fim do ano, outros 160 pontos serão retirados — somando 200 pontos desfeitos e requalificados em todas as regionais de Fortaleza, de acordo com a Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). Maria foi uma das voluntárias na ação de conscientização ambiental e limpeza realizada pela Seuma no açude Jangurussu, na manhã de ontem.

[FOTO2] 

Na ação, parte da programação da Semana do Meio Ambiente, a população recebeu mudas de plantas nativas e participou de pintura do muro onde era localizado o ponto de lixo.


O engajamento da população na revitalização dos espaços que antes eram pontos de lixo é um dos principais fatores que contribuem para que não haja reincidência, de acordo com a coordenadora de políticas ambientais da Seuma, Edilene Oliveira.


Como O POVO publicou no dia 26 do último mês de maio, dois anos após sanção da lei sobre manejo de resíduos sólidos, Fortaleza ainda tem mais de mil pontos de lixo.


“É necessário o compromisso da comunidade e a atuação do poder público. Queremos transformar os espaços que estavam degradados por meio da gentileza urbana e da responsabilidade compartilhada”, explica. Segundo a coordenadora, o processo para a limpeza do ponto demanda diálogo com o proprietário do espaço, em casos de propriedades privadas, e conscientização da comunidade.


“A requalificação consiste na restauração e melhoria do muro, calçada, quando necessário. Precisamos conscientizar de que não é certo o ponto de lixo”. O processo se inicia com a identificação do proprietário para que a revitalização do espaço seja conversada. “A gente dialoga com os proprietários e eles têm concordado com as mudanças. Alguns pedem para fazer no mês seguinte para se organizar”, acrescenta.

 

Serviço

 

Para sugerir pontos de lixo para requalificação

Seuma

Telefone: 3452 6910

E-mail: reciclando.atitudes@

fortaleza. ce.gov.br

Facebook: www.facebook.com/SEUMA.Fortaleza/ 

 

Semana do Meio Ambiente

Blitz educativa com limpeza e educação ambiental no entorno do Riacho Maceió

Quando: hoje, às 9 horas

Onde: Riacho Maceió (rua Dr. José Augusto Ribeiro, 244,  Mucuripe)
O que você achou desse conteúdo?