Logo O POVO+
Vias na Cidade 2000, Vila União e Cocó terão velocidade reduzida
Cotidiano

Vias na Cidade 2000, Vila União e Cocó terão velocidade reduzida

Av. Padre Antônio Tomás terá limite de 40 km/h próximo ao Parque do Cocó. Áreas da Cidade 2000 e Vila União terão velocidade máxima de 30 km/h. No Meireles e na Parquelândia, ruas receberão sinalização de 40 km/h
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

Vias de Fortaleza terão redução do limite de velocidade como parte de estratégia para prevenir acidentes. Trecho da avenida Padre Antônio Tomás perto do Parque do Cocó passará a ter limite de 40 km/h. Atualmente, é de 60 km/h. Além disso, na Cidade 2000 e proximidades do hospital Albert Sabin, na Vila União, receberão áreas de trânsito calmo, com velocidade máxima de 30 km/h.

[SAIBAMAIS] 

Números divulgados ontem, referentes ao primeiro semestre do ano passado, mostram que houve 19 mortes a menos no trânsito na Capital, em relação ao mesmo período de 2015. As 126 mortes nos primeiros seis meses de 2016 são o menor número desde 2004, início da série estatística. Ainda assim, a média é superior a 21 mortes por mês em acidentes na Cidade. Segundo a Prefeitura, velocidade é a principal causa.


Além das vias com redução de velocidade, a Prefeitura irá sinalizar vias conhecidas como coletoras ou secundárias. Nelas, o limite já é de 40 km/h, segundo o Código de Trânsito Brasileiro. Hoje, entretanto, não há sinalização. Muitos motoristas não sabem e raros respeitam a restrição. São os casos das ruas Ana Bilhar e Canuto de Aguiar, no Meireles, e Gustavo Sampaio e Azevedo Bolão, na Parquelândia. Serão as primeiras a receber essa nova sinalização.


Prevenção de acidentes

As medidas foram anunciadas pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT) e devem ser aplicadas ao longo dos próximos meses, até o fim de 2017. “A principal causa de morte no mundo entre adultos de 15 a 29 anos é o trânsito. Felizmente, em Fortaleza, estamos com redução há dois anos. Entretanto, ainda temos muitas mortes que podem ser prevenidas e dependem, em parte, de ações da Prefeitura”, ressaltou Roberto Cláudio.

 

No trecho da Padre Antônio Tomás onde haverá redução de velocidade, o prefeito explicou que foi identificada dificuldade de acesso ao calçadão do Cocó, com risco iminente de atropelamento.

O que você achou desse conteúdo?