Logo O POVO+
Como o ensino bilíngue beneficia as crianças
Cotidiano

Como o ensino bilíngue beneficia as crianças

As escolas têm investido em educação bilíngue como diferencial na educação. O contato com outra língua ativa o hemisfério direito do cérebro, responsável pela criatividade e imaginação
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

 

“Which fruit is this?”, perguntou a professora Letícia Santana, no Colégio Santa Cecília, na Aldeota, ao mostrar a figura de uma laranja. Liz Vasconcelos, de seis anos, responde prontamente: “Orange, teacher!”. Liz é aluna de uma das escolas de Fortaleza que têm investido em ensino bilíngue já na educação infantil. Nessas escolas, os estudantes têm, pelo menos, uma aula diária da língua inglesa.

[SAIBAMAIS] 

Na Escola Canadense Maple Bear, na Sapiranga, as crianças têm, até os 4 anos, todas as disciplinas ensinadas em língua estrangeira. No ensino fundamental, 50% do turno é em inglês, incluindo o ensino de ciências e matemática. O restante das aulas ocorre em português. “A vantagem é a plasticidade cerebral. A criança desenvolve raciocínio mais rápido e aguçado, o que auxilia em outras disciplinas”, explica a diretora, Raquel Fiúza.


A partir dos dois anos, as crianças já têm aulas de inglês no colégio Ari de Sá Cavalcante. “O ensino bilíngue começou em fevereiro deste ano e os alunos já estão levando para casa os resultados”, informa a coordenadora de Língua Inglesa, Florice Gogadze.


No Christus, o ensino bilíngue é, para as crianças, uma grande brincadeira e foi iniciado em 2015, até o 5º ano. Os alunos têm aulas inteiras em inglês de educação física e artes. “Nos reunimos na quadra e fazemos a acolhida em inglês. A informação é passada para a criança de forma prazerosa”, garante Maria Luíza Cialdini, coordenadora do inglês da escola.


O Colégio 7 de Setembro tem o programa bilíngue desde 2008 para crianças do tempo integral até o 5º ano. Pela manhã, as aulas são regulares. À tarde, as crianças são acompanhadas por monitores que falam inglês. Também têm duas horas de aula por dia na língua estrangeira.


Escola pública, o Instituto Cearense de Educação de Surdos, na Aldeota, ensina a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), como língua materna dos estudantes, e o português escrito.

 

O Colégio Antares implanta, no ano de 2017, uma preparação para o Exame Cambridge em todas as quatro sedes. Na unidade da avendia Santos Dumont e da rua Barbosa de Freitas, o reforço das aulas de inglês acontecem há mais tempo: desde 2009. "É fundamental que haja uma preparação de inglês com os nossos alunos desde cedo", aponta a diretora da sede Papicu da escola, Vera Guimarães.

 

 

Na escola, o reforço das aulas acontecem duas vezes por semana na educação infantil e, a partir do 2o ano do ensino fundamental, os estudantes têm contato com a língua inglesa três vezes por semana. 

 

Serviço

 

Colégio Santa Cecília: 3064 2377

Colégio Farias Brito: 3464 7788

Colégio 7 de Setembro: 3277 1696

Colégio Ari de Sá Cavalcante: 3477 2000

Colégio Christus: 3277 1515

Maple Bear Escola Canadense: 3312 4058

Colégio Antares: 3308 3900

 

Instituto Cearense de Educação de Surdos (ensino de libras e português): 3101 1391

O que você achou desse conteúdo?