Logo O POVO+
Coleta particular aumenta 318% e coleta especial diminui
Cotidiano

Coleta particular aumenta 318% e coleta especial diminui

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Em geral, os pontos tratados pela política de gestão dos resíduos em Fortaleza tiveram indicadores positivos, considera Albert Gradvohl, coordenador especial de Limpeza Urbana. Ele explica que o modelo adotado na Capital é considerado mesclado, estimulando a adesão da população na segregação do lixo de forma obrigatória (com mudanças na lei), induzida (com incentivos e bônus) e espontânea.


Dentre os resultados, ele ressalta que a coleta particular, contratada pelos grandes geradores, cresceu 318%, passando de 293 mil toneladas em 2015 para 1,2 milhão de toneladas em 2016. Com a legislação mais severa desde 2015, a busca pelo serviço credenciado aumenta para evitar multas mais caras.


No serviço público, o volume da coleta especial caiu nos últimos dois anos. Enquanto o total coletado em 2014 foi de 811 mil toneladas, os números de 2015 e 2016 foram menores, com 638 mil toneladas e 692 mil toneladas, respectivamente.


“A partir de 2015, essa curva decresceu em virtude dos resultados do programa Recicla Fortaleza e ainda do sistema Fortaleza Coletas Online, que vem monitorando os entulhos de grandes geradores da construção civil”, analisa.

O que você achou desse conteúdo?