PUBLICIDADE
Jornal

Centro Cultural Belchior é inaugurado na Praia de Iracema

19/05/2017 01:30:00
NULL
NULL

[FOTO1]

O prédio de 850m2 que inicialmente abrigaria a Casa da Lusofonia, na Praia de Iracema, foi reaberto na noite de ontem. Agora chamado Centro Cultural Belchior e com administração da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), o equipamento histórico deverá ter atividades culturais. A primeira ação é uma exposição de 60 peças de artes visuais que homenageiam o cantor e compositor cearense.

 

Em entrevista ao O POVO, o titular da Secultfor, Evaldo Lima, disse que a mostra deve permanecer por “três ou quatro meses”. As peças vieram do acervo do produtor cultural Tota — que ao longo da cerimônia ainda fixava alguns quadros com fotografias nas paredes.

[FOTO2]

O gestor também pontuou que o novo centro cultural integra o Projeto de Revitalização da Praia de Iracema. Para o espaço será transferida a Coordenadoria de Ação Cultural, gerida por Germana Vitoriano, e a Coordenadoria de Criação e Fomento, gerida por Rejane Reinaldo. Até ontem, os dois órgãos estavam na sede da Secultfor, no Centro. A Regional II executou a obra e entregou o prédio para gestão da Secultfor.


O Centro Cultural Belchior tem auditório, duas galerias para exposição, salas multiuso e espaços para leitura. Cada lugar leva o nome de uma canção de Belchior. Há, também, espaço para um café, ainda desocupado e chamado “Na hora do almoço”. Questionado pela reportagem, Evaldo explicou que “a gente vai ver qual é o desenho. Se vai fazer alguma licença precária ou um processo licitatório. Ainda não está desenhado”. Ontem, uma empresa particular fazia distribuição de capuchinos e cafés.


Belchior se dedicou às artes plásticas antes de entrar no autoexílio. Tota, amigo do cantor, cedeu o acervo para a mostra, que tem também peças de outros artistas visuais. O material poderá ser conferido em horário comercial (das 8 às 17 horas).


Sobre o funcionamento do equipamento durante o turno da noite, quando a Praia de Iracema tem fluxo mais intenso de pessoas, Evaldo Lima disse que “o grande objetivo é requalificar a Praia de Iracema. Seja durante o dia, seja durante a noite. O Centro Cultural pode colaborar com esse processo”.

 

Serviço

 

Centro Cultural Belchior

Onde: rua dos Pacajus, 123 - Praia de Iracema (perto do Mincharia)

Exposição pode ser vista em horário comercial. Espaço pode receber atividades e propostas de ocupação

Outras info: (85) 3105 1386

Adriano Nogueira

TAGS