Logo O POVO+
Cresce o número de pessoas diagnosticadas com diabetes e hipertensão
Cotidiano

Cresce o número de pessoas diagnosticadas com diabetes e hipertensão

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
O número de pessoas diagnosticadas com diabetes no País teve aumento de 61,8%, passando de 5,5% da população em 2006 para 8,9% em 2016. Fortaleza segue o índice nacional e apresenta 8,2% da população com diagnóstico positivo da doença. A maioria das pessoas acometidas é idosa e de menor escolaridade.

 

Os dados também revelam aumento do número de hipertensos. O dado passou de 22,5% em 2006 para 25,7% de pessoas diagnosticadas em 2016, o que representa aumento de 14,2%. Fortaleza aparece no ranking com 22,1% de pessoas hipertensas.


A estudante universitária Jeísa Fontenele, 25, descobriu o diabetes do tipo 1 aos três anos de idade. De acordo com ela, há certa matemática para o controle da doença. Alimentação, dosagem de insulina, atividade física, fatores psicológicos são questões envolvidas no cotidiano da jovem.


Ela afirma que, apesar de nunca ter precisado ser hospitalizada, já teve algumas crises e conta que a doença tem impacto diário. “É preciso medir sempre a glicemia, ficar atenta à alimentação e à quantidade de atividades físicas. No meu caso, como eu faço faculdade de teatro e isso envolve muitas disciplinas práticas, toda aula é um experimento pessoal no quesito saúde e sobrevivência”, diz.


A pesquisa do Ministério da Saúde foi realizada entre fevereiro e dezembro de 2016 e foram entrevistados por telefone 53.210 pessoas com mais de 18 anos nas capitais do País. A ideia é monitorar a frequência e distribuição dos principais fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis.

O que você achou desse conteúdo?