VERSÃO IMPRESSA

Escola da rede municipal funciona com energia solar no Siqueira

01:30 | 04/03/2017
[FOTO1]
Parte da energia da Escola de Tempo Integral Professor Alexandre Rodrigues de Albuquerque, localizada no bairro do Siqueira, não virá dos postes, mas de placas de captação de energia solar instaladas na frente da unidade. Essa é a primeira instituição de ensino público no Ceará a ter parte do funcionamento bancado por energia do tipo. A unidade, que iniciou as atividades este ano, deve ter uma economia de R$ 400 por mês na conta de luz.

 

Ao todo, são dez placas responsáveis por captar a luz do sol que depois será transformada em energia elétrica. O equipamento, que vai fornecer cerca de 5% de toda a luz usada na escola, foi uma doação de uma empresa especializada na instalação de painéis solares.


“A nossa ideia é capacitar professores para que eles possam falar sobre esse tipo de energia para os alunos”, afirma Carlos Kleber, diretor da empresa Fênix Solar.


De acordo com o coordenador da escola, Ivan Rocha, os equipamentos podem servir de conhecimento para os estudantes. “Os alunos estão curiosos, eles querem saber mais sobre o equipamento. Isso é uma oportunidade de gerar esse conhecimento”, diz.


A escola de tempo integral funciona com 500 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. No mercado, os equipamentos doados custam cerca de R$ 30 mil. (Rômulo Costa)

ADRIANO NOGUEIRA

TAGS