Logo O POVO+
Equipe multidisciplinar deve ficar completa nesta semana
Cotidiano

Equipe multidisciplinar deve ficar completa nesta semana

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
O Centro de Referência Janaína Dutra, vinculado à Coordenadoria Municipal da Diversidade Sexual de Fortaleza e que atende LGBTs em situação de vulnerabilidade, chegou ao fim da última gestão do prefeito Roberto Cláudio (PDT), em 2016, sem profissionais da equipe multidisciplinar. A situação chegou ao O POVO por meio de relatório de serviço feito pela gestão passada do Centro ao qual a reportagem teve acesso e foi confirmada pelo atual coordenador, Téo Cândido.

 

Téo, que assumiu a gestão do Centro há um mês, informou, porém, que a Coordenadoria está passando por uma reestruturação desde a posse do ex-vereador e humorista Paulo Diógenes e que, ainda nesta semana, a equipe com advogado, assistente social e assistente jurídico deve estar completa. Ele disse, também, que o corpo profissional receberá o auxílio de um educador.


O militante LGBT e integrante do Fórum Cearense LGBT, Ari Areia, considera que Centro e Coordenadoria podem avançar nas políticas públicas LGBT se efetivarem ações de combate à LGBTfobia. Ari também propõe “reverter a situação de vulnerabilidade”, principalmente, das pessoas trans que, por não conseguirem acesso ao mercado de trabalho devido ao preconceito, encontram rentabilidade na prostituição. “O papel do Estado é tentar diminuir essa desigualdade e dar resposta reparadora a essa série de negações de direitos que elas (as pessoas trans) passam”, afirma.


Téo Cândido informou que o Município já concluiu processo de diagnóstico da vulnerabilidade LGBT em Fortaleza e que, desde o início do ano, estreita diálogo com diferentes órgãos para ter não só demanda reativa, mas agenda positiva.

O que você achou desse conteúdo?