VERSÃO IMPRESSA

Em oficina, idosas customizam abadás para baile de Pré-Carnaval

01:30 | 17/02/2017
A alegria de dona Estela Gonçalves contagiava. Ela foi uma das mais de 30 idosas que participaram de oficina de customização de abadás ofertada ontem pelo Serviço Social do Comércio (Sesc). Aos 71 anos, a aposentada iniciou, ao lado dos demais, os preparativos para o Baile de Pré-Carnaval do grupo, que acontece dia 22.

 

“Eu nunca tinha mexido com costura, gosto é de dançar”. Mesmo assim, confeccionou um abadá. Para ela, o aprendizado é diversão e uma forma de “esquecer problemas”. “A gente tem é que aproveitar mesmo”, sugere.


A oficina gratuita faz parte da programação mensal do Sesc no projeto Trabalho Social com Idosos (TSI), que engloba outras atividades culturais, educativas e esportivas.


Kamylle Guanabara, terapeuta ocupacional do Sesc, conta que além da ocupação do tempo livre, parte dos idosos busca a ressocialização. “Uma oficina como esta estimula o potencial criativo. O tecido recebe um valor simbólico que é reconstruído na transformação das vivências”, explica, mencionando o “viés de tratamento” que as atividades têm no cotidiano dos idosos. “Eles veem que podem viver, produzir e criar, independentemente da idade”.


Foi o que aconteceu com Francisca Jardim, 60. “Eu tinha síndrome do pânico, e a médica sugeriu que eu me ocupasse. Depois da hidroginástica, fui conhecendo a programação daqui. Agora já melhorei. Quero viajar e aproveitar o Carnaval”, ri-se.


Uma das mais antigas participantes do grupo, Vera Gomes, de 82 anos, vai ao Sesc diariamente. Professora aposentada, ela busca nas atividades manuais e esportivas opções para “ter uma vida mais ativa e não ficar parada em casa”. “Aqui tem vários projetos gratuitos, o idoso só fica em casa se quiser”, finaliza, convidando para o baile do dia 22, que vai contar com desfiles de máscaras, música e muita animação. (Lucas Braga/Especial para O POVO)

 

Serviço

 

Baile de Pré-Carnaval do TSI, do Sesc

Quando: 22/2, às 15 horas

Onde: Sesc Unidade Fortaleza (Av. Duque de Caxias, 1701)

Informações: (85) 3452 9086

Entrada franca

 

ADRIANO NOGUEIRA

TAGS