Logo O POVO+
Em janeiro, homicídios voltam a crescer no Ceará; roubos e furtos caem
Cotidiano

Em janeiro, homicídios voltam a crescer no Ceará; roubos e furtos caem

Após mudanças na gestão da Segurança, mortes por crimes violentos aumentam 8% no Ceará. Roubos têm redução de 6,8%
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

No primeiro mês da nova cúpula da Segurança Pública do Estado (SSPDS), cresceu o número de homicídios e caíram os roubos e furtos. Em janeiro, os crimes violentos letais voltaram a crescer no Ceará e em Fortaleza, encerrando sequência de 14 meses consecutivos de queda. Aumento também ocorreu na Região Metropolitana e em parte do Interior. Para o governador Camilo Santana (PT), transição na pasta pode ter causado o crescimento dos índices de homicídios. Os dados foram divulgados ontem.

 

Em novembro do ano passado, o ex-titular da SSPDS Delci Teixeira anunciou como novo objetivo intensificar o combate aos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), que incluem todos os casos de roubo, exceto latrocínio (roubo seguido de morte). Esses crimes são os que mais influenciam na sensação de insegurança da comunidade. Desde agosto de 2015, o Ceará acumulava seguidos crescimentos nos índices. Neste mês, a queda foi de 6,8%, com 6.061 casos.


“O secretário fez operações nos bairros, em ônibus… Uma série de operações para evitar justamente aquilo que a população sente mais. Houve queda, mas o mais importante é manter a queda dos homicídios”, afirmou Camilo Santana. O foco das operações foi em Fortaleza, que registrava os números mais altos de roubos. As ações fizeram esse crime diminuir em 14,3% neste mês na Cidade. Os fortalezenses também foram menos furtados em janeiro último. A queda de 16,6% na Capital puxou a redução no Estado, com 3,3% menos furtos, totalizando 4.756, se comparado ao mesmo período de 2016.


“A gente quer confirmar se, a partir do momento que concentramos esforços na redução de assaltos, que conseguimos reduzir principalmente em Fortaleza, houve um aumento de homicídios. Se isso prejudicou”, afirmou o governador. O petista ainda defendeu que em períodos de mudança de gestão é comum haver o aumento da criminalidade. Ele lembrou de quando assumiu o executivo estadual, em 2015. À época, todos os índices que medem violência no Estado cresceram.


Homicídios

Em crescimento percentualmente igual ao registrado no início do mandato, os homicídios no Ceará tiveram alta de 8% neste mês, com 349 pessoas mortas no último mês. O maior aumento foi na Capital. Desde o início do ano, 123 pessoas foram assassinadas em Fortaleza — aumento de 26,8%, se comparado a janeiro do ano passado.

 

O atual secretário da SSPDS, André Costa, afirmou que os dados serão avaliados para definir as próximas ações das forças de segurança do Estado. Ele reafirmou que dará resposta “dura, forte e firme” ao aumento da criminalidade. “O objetivo é mostrar a força que as polícias têm, com presença nas ruas, ações de inteligência, maiores operações e mandados de busca e de prisão”, destacou.

O que você achou desse conteúdo?