VERSÃO IMPRESSA

"Árvore" gera energia para bicicletas na Uece

01:30 | 22/02/2017

[FOTO1]

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) inaugurou, na tarde de ontem, equipamento capaz de transformar energia solar em energia elétrica. Imitando o formato de uma árvore natural, a “árvore solar” conta com dez folhas com placas fotovoltaicas utilizadas para abastecer a bateria de dez bicicletas elétricas utilizadas, inicialmente, por seguranças do campus.

 

A palmeira metálica composta de aço e fibra de vidro tem a capacidade de gerar 500 kWh/mês. “As placas captam a radiação solar e transformam a energia por meio de um inversor que alimenta as bicicletas”, detalhou o engenheiro responsável, Jonas Becker. De acordo com ele, quando totalmente carregadas, as bicicletas chegam a ter cerca de 5 horas de autonomia e alcançam velocidade de 45 km/h quando limitadas eletricamente.


Durante o dia, quando as bicicletas estiverem conectadas, os painéis carregarão as baterias. Quando os modais estiverem em uso, a árvore repassará a energia para a rede pública, gerando créditos que serão utilizados posteriormente.


Para o reitor da Uece, Jackson Sampaio, a ideia é importante para fomentar as futuras pesquisas do Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas e é um dos instrumentos de sustentabilidade para a instituição.


O projeto é resultado de parceria da Uece com a empresa Eco Soluções em Energia, associada à Incubadora de Empresas da universidade. (Eduarda Talicy)

ADRIANO NOGUEIRA

TAGS